Educação |

Paulista celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo com atividades lúdicas e de recreação

Em comemoração ao dia Mundial de Conscientização do Autismo, alunos autistas da rede municipal do Paulista tiveram uma manhã diferente e com muitas atividades lúdicas nesta segunda-feira (02.04). Com o intuito fortalecer a inclusão dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação organizou uma série de atividades  para a garotada no Ecoparque das Paineiras, no Centro.

Os alunos e seus familiares se juntaram aos professores e apoios educacionais para comemorar a data de uma forma especial, com direito a contação de história, pula-pula e algodão doce. Presente ao evento, Ana Matos, que é mãe do Samuel Bernardo de oito anos de idade, conta que é o primeiro ano do filho na rede municipal e que já consegue perceber um bom desenvolvimento do garoto. “Eu consigo deixar ele na escola sem preocupação. A equipe é muito atenciosa e tratam os estudantes com respeito e carinho. Esse é o primeiro ano do Samuel na escola pública e ele já teve melhoras na coordenação motora e no desenvolvimento de modo geral”, destacou Ana.

A rede municipal conta com 18 polos de atendimento especializado, que dão apoio complementar no contraturno para os estudantes com qualquer tipo de deficiência. Atualmente, 159 estudantes com autismo são atendidos pelas escolas do Paulista. Cerca de 50 estudantes participaram da ação comemorativa.

O secretario Municipal de Educação, Carlos Jr., comentou sobre a importância do trabalho desenvolvido diariamente nas escolas. “Temos trabalhado com o propósito de incluir esses alunos na sociedade, focando na preparação de cada um, para que eles possam ser protagonistas da própria história”, afirmou o gestor municipal.