Saúde |

Paulista é referência para Fernando de Noronha no uso dos tablets em Saúde

A equipe da Secretaria de Saúde do Paulista esteve reunida nesta quinta-feira (15.03) com representantes da Autarquia Territorial Distrito Estadual do Arquipélago de Fernando de Noronha da Superintendência de Saúde, para trocar informações sobre a implantação exitosa do uso dos tablets no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde do município. O encontro aconteceu na sede do órgão municipal, localizada na Praça João XXIII, no Centro.

Na cidade do Paulista, o uso da tecnologia foi implantado há dois anos, e tem melhorado o desempenho dos cerca de 600 profissionais ACS. Já em Fernando de Noronha, o sistema ainda está em fase inicial. Por causa disso, as gerentes de Atenção Primária, Daniela Costa, e do Sistema de Informação da Saúde, Aline de Medeiros, aproveitaram para esclarecer dúvidas e levar a experiência para o arquipélago durante a reunião.

A gerente do Sistema de Informação da Saúde, Aline de Medeiros, disse que tomou conhecimento do sucesso da tecnologia em Paulista quando a equipe estava tentando implantar a iniciativa no arquipélago. “Viemos conhecer de perto a experiência exitosa em relação aos indicadores, as metas alcançadas, o monitoramento e o acompanhamento dos relatórios em tempo real. Em Fernando de Noronha, nós contamos com oito Agentes Comunitários de Saúde, que vão ganhar com a implantação dos tablets”, complementou.

De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, que recebeu as gerentes de Fernando de Noronha com sua equipe, o pioneirismo pelo uso dos tablets em Paulista referencia outros municípios. “Nossa equipe já trocou experiências com gestores de dez cidades. Isso é importante porque demonstra que estamos no caminho certo em busca de um atendimento de qualidade aos usuários”, disse.

Fabiana Bernart ainda destacou os avanços que a tecnologia vem proporcionando ao Sistema Público de Saúde. “O tablet dinamiza o atendimento dos agentes, com isso o número de visitas domiciliares teve um aumento significativo. Sem falar na agilidade e diminuição dos erros na hora da digitação dos dados dos usuários. O mais importante é que estamos saindo na frente com a informatização do Sistema de Saúde e nossa meta é fazer isso em todo o município”, enfatizou.