Gabinete do Prefeito |

Prefeitura, SPU e PGI Orla definem prioridades para requalificar áreas das praias do Paulista

Em reunião na manhã desta quarta-feira (14.03), o prefeito Junior Matuto junto com secretários municipais, representantes do Projeto de Gestão Integrada (PGI Orla), o Comitê Gestor da Orla e o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União, Felipe Ferreira Lima, monitoraram as ações que constam nas diretrizes definidas no plano de ordenamento dos 14 quilômetros de praias do município.  Ao final do encontro, foram definidas as ações prioritárias que serão viabilizadas no mais breve espaço de tempo para seguir na execução das diretrizes de requalificação da orla do Paulista.

O secretário-executivo de Meio Ambiente, Leslie Tavares afirmou que vários pontos previstos no planejamento do PGI Orla para Paulista já avançaram bastante ao longo desta gestão. “Nós já atendemos grande parte do que estava previsto, a exemplo do Bagwall e da duplicação da PE 01. O que estamos definindo nesta reunião é uma reformulação envolvendo todas as secretarias, para colocar o que resta das diretrizes, em prática. Acho que não tem nenhum prefeito que tenha colocado o PGI Orla como prioridade. Mas aqui Junior Matuto tomou a frente e esta fazendo isso. Por isso acredito que Paulista vai ter uma das melhores orlas da Região Metropolitana”, salientou Leslie.

As ações que serão implementadas o mais breve possível dizem respeito às fiscalizações para impedir as ocupações desordenadas; aumentar os investimentos na orla, continuando com os projetos que já estão em andamento, principalmente no Janga, que já conta com uma estrutura adequada; além de avançar na articulação com a Compesa, para garantir mais balneabilidade nas praias.

O superintendente da SPU, Felipe Ferreira Lima, mostrou-se satisfeito com o envolvimento do prefeito Junior Matuto na implementação das diretrizes do plano de requalificação da Orla e adiantou que a SPU estará acompanhando de perto o andamento das ações. “Queremos mostrar a sociedade que nos temos braços sociais. Destaque para o Projeto Orla e a gestão de praias. O ímpeto do prefeito em resolver situações da orla é grande, e a gente vai dar prioridade em acompanhar essas ações, porque sabemos que Paulista tem grande potencial de implementar esse projeto”, avaliou Ferreira Lima.

Por determinação do prefeito Junior Matuto, os secretários municipais irão atuar de forma integrada, já que não se trata de uma ação de uma ou outra secretaria, mais um plano de políticas públicas de governo. “Já determinei que todos os secretários trabalhem de forma integrada. Vamos dividir tarefas, marcar prazos dentro de uma linha do tempo e vamos colocar este planejamento no nosso sistema de monitoramento, para acompanhar sistematicamente todos os passos, e quando surgir algum nó, a gente agir para desatar e garantir a continuidade das ações”, conclui o prefeito.