Saúde |

Paulista dispõe de serviço de combate a roedores

O trabalho de combate aos roedores faz parte das ações da Secretaria de Saúde do Paulista, que dispõe de um serviço especializado de atendimento às demandas da população. Quem necessitar de algum apoio da gestão municipal nesse tipo de caso pode recorrer à Diretoria de Vigilância Ambiental da cidade. O órgão fica na Praça João XXIII, no Centro do município, e funciona de segunda a sexta, das 08h às 16h. O telefone de contato é 3437.4174.

Além de orientar a população, a Vigilância Ambiental atua diretamente no combate aos roedores. As ações de desratização ocorrem em diversos locais, como canais e córregos, mercados públicos e feiras livres, e residências.

Esse tipo de ação previne doenças, em especial, a leptospirose. A enfermidade, que é transmitida pela urina do rato, provoca febre, calafrios, olhos avermelhados, dor de cabeça e náuseas. Uma vez infectada, a pessoa pode ter complicações e chegar a óbito. Por isso, assim que os sintomas surgirem é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.

ORIENTAÇÃO - Com o aumento significativo das chuvas, a população deve ficar atenta à leptospirose. A recomendação é bem simples para evitar a doença. “Caso não tenha sido possível evitar a exposição a lugares alagados ou enchentes onde a água possa conter a urina de ratos, ao chegar em casa, a  pessoa deve realizar imediatamente a  higienização da área com água e sabão neutro”, disse Fábio Diogo, superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista.