Mobilidade/Trânsito |

Em Paulista, Zona Azul facilita a mobilidade na cidade

O estacionamento rotativo Zona Azul que funciona no Paulista tem beneficiado a população que chega ao Centro da cidade para resolver alguma pendência. Deste que foi lançado em agosto de 2016, o serviço tem proporcionado mais mobilidade e comodidade aos condutores.

O município foi o primeiro a implantar o sistema em Pernambuco. Uma das novidades do serviço é aposta na tecnologia, através de um sistema de ponta, que pode ser usado no celular ou computador. O usuário pode comprar crédito para estacionar, visualizar as vagas existentes antes de sair de casa e consultar o tempo que dispõe onde parar o veiculo.

O Zona Azul abrange 17 vias da área central da cidade, gerando um total de 400 vagas de estacionamento para carros e motocicletas. O valor do serviço continua sendo de R$ 1,50 para veículos e R$ 0,75 para motocicletas. A permanência máxima para os condutores é de duas horas. Caso deseje passar um tempo maior estacionado, deve procurar outra vaga disponível e pagar um novo bilhete.

Além da compra na mobilidade internet, o Zona Azul pode ser adquirido por mensagem de texto (SMS); e em 14 pontos de venda espalhados pela cidade ou diretamente com os 12 monitores identificados. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito.

“O serviço trouxe vários ganhos para a população, facilitando a vida de muita gente. Com a rotatividade, conseguimos democratizar a utilização das vagas, resgatar a visita das pessoas dos bairros ao Centro, pela facilidade de estacionar os veículos. Melhorou bastante o ordenamento no trânsito, pois, hoje não temos mais pessoas circulando nas vias públicas procurando vagas”, ressaltou Renato Cândido, diretor do sistema do Zona Azul.

O Zona Azul do Paulista funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Aos domingos, o sistema de estacionamento rotativo não entra em operação.

GRATUIDADE - Idosos e deficientes tem o direito de utilizar as vagas nas áreas reservadas no Zona Azul de forma gratuita, apresentando o cartão de identificação oficial no painel dianteiro do veículo. Para a retirada da credencial gratuita, o condutor deve se dirigir até a sede da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, localizada na Rua Campo Grande s/n, no bairro da Aurora, por trás do Ademir Cunha. Se as demais vagas já estiverem ocupadas, eles devem pagar.