Mobilidade/Trânsito |

Paulista cria projeto pioneiro de “Educação em Trânsito”

Como prevê o Código de Trânsito Brasileiro, toda administração pública deve elaborar e coordenar ações com foco na educação e conscientização dos munícipes acerca das normas e condutas de trânsito. Obedecendo a essa determinação, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, criou um projeto pioneiro, o “Educação em Trânsito”.

O principal objetivo da gestão é proporcionar ao público um conhecimento básico sobre o trânsito e suas leis. Para isso, a gestão municipal se comprometeu a ministrar palestras que irão abordar diversos temas, dentre eles, os direitos e deveres dos condutores e pedestres, e as regras de circulação e conduta.

Essa não é a primeira vez que Paulista oferta este tipo de serviço. No ano passado, o projeto “Professor Amigo do Trânsito” alcançou a primeira colocação entre os municípios de Pernambuco na categoria de maior número de estudantes atendidos, em premiação realizada na sede do DETRAN-PE. Devido ao sucesso, a gestão decidiu ampliar o projeto, trazendo a rede privada e estadual para a abrangência da iniciativa.

“O ano passado foi bastante proveitoso e com a ampliação do projeto as expectativas são as melhores possíveis. Nosso foco está no direcionamento das crianças e adolescentes a um comportamento civilizado e prudente no trânsito, para que elas também possam conscientizar os adultos”, enfatizou Ícaro Barbosa, agente de Trânsito do município e coordenador da iniciativa.

A instituição que tiver interesse em ser contemplada com o serviço, deve entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, através do e-mail: educacaoemtransito@gmail.com.