Saúde |

Paratibe recebe 38ª Unidade de Saúde da Família do Paulista totalmente requalificada

Já iniciando o ano de 2018 com o cronograma de conclusão e entrega de obras, a Secretaria de Saúde do Paulista realizou, nesta terça-feira (09.01), a inauguração da Unidade de Saúde da Família USF - Paratibe, totalmente requalificada e equipada para atender a população do entorno. Desde o início da primeira gestão do prefeito Junior Matuto, essa entrega contabiliza 38 unidades de saúde revitalizadas e entregues à população, além das nove construídas.

Para melhorar a estrutura da USF Paratibe, foram investidos R$ 25 mil, e agora conta com novos equipamentos, climatização em todas as salas, ampliação da sala de curativos, computadores em todas as salas, internet e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade de saúde conta com uma equipe de saúde da Família que integra uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, um médico clínico, 12 agentes comunitários de saúde, e um agente administrativo.

A cozinheira Valdete Cândida do Nascimento, de 48 anos, mora há 17 anos ao lado do local onde funciona o posto de saúde. Ela elogiou a iniciativa da gestão municipal em reformar e devolver à população uma estrutura que antes era precária, totalmente melhorada. “Eu tô achando uma maravilha, que a gente estava realmente necessitada. A população estava toda sofrendo com a falta de tudo. As meninas aqui sempre nos tratou bem, mas não tinham condições de dar um atendimento melhor, não tinha recurso, mas agora eu acredito que a gente vai ter uma melhora muito boa aqui”, disse Valdete.

De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, cerca de 1,7 mil famílias são atendidas pela unidade, o que consiste em quase 5,3 mil pessoas do bairro. Na ocasião, a titular da pasta ressaltou que agora os profissionais terão melhores condições de atender aos usuários da atenção básica de saúde do Paulista. “A gente tinha aqui uma estrutura que estava insalubre, sem condição de atendimento, então a gente entende que entregando uma unidade como essa a gente tem um impacto bem positivo para a população”, ressaltou Bernart.

Presente no evento, o prefeito Junior Matuto disse que entregar a 38ª unidade à população é um marco para a Saúde do Paulista. “Isso é um marco não apenas para gestão, mas um marco na história da cidade, para os profissionais que clamavam por melhores condições de trabalho, e principalmente para a população, que quando chega e tem um ambiente agradável e confortável, automaticamente se sente acolhido pela gestão. E esse é o nosso desafio, esse é o nosso compromisso, humanizar cada vez mais a relação da prefeitura com a população, principalmente com aqueles que mais precisam”, finalizou o gestor.

Fotos: Francisco Marques/Prefeitura do Paulista