Desenvolvimento Urbano |

Estabelecimentos comerciais do Paulista podem ser regularizados com o Alô Comércio

A equipe que faz parte do Programa Alô Comércio e o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico do Paulista, Íkaro Guimarães, se reuniu, nesta segunda-feira (08.01), com o objetivo de dar início às atividades previstas para o ano de 2018.

O Programa Alô Comércio procura regularizar os estabelecimentos comerciais que se encontram em situação da informalidade. Além disso, o programa beneficia os comerciantes formais, que desejam negociar dívidas relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), entre outros.

No ano passado, os profissionais visitaram cerca de 700 estabelecimentos comerciais localizados no Centro da Cidade. Nas visitas, o grupo realizou um questionário e conversou com os proprietários e inquilinos quanto ao processo de formalização. A partir das informações coletadas, a equipe traçou um diagnóstico de cada estabelecimento visitado.

De acordo com o secretário-executivo da pasta Íkaro Guimarães, após todo o processo de triagem, os profissionais caem em campo novamente e visitam os estabelecimentos comerciais que estão inadimplentes com o município. “O Programa Alô Comércio busca ser um elo entre o comerciante e a prefeitura. A ideia é desburocratizar os serviços e facilitar os processos administrativos. O empresário não precisa se dirigir às secretarias para resolver pendências”, disse.

O Programa Alô Comércio será ampliado para os demais bairros. A iniciativa é uma ação integrada com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura; Desenvolvimento Urbano e Habitação; e Finanças, Meio Ambiente e Saúde. Quem não quiser resolver as pendências diretamente com os funcionários durante as visitas, pode procurar às secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, que fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, S/N, ou a de Desenvolvimento Urbano e Habitação, localizada na Travessa da Praça João Pessoa, número 26, ambas ficam no Centro do Paulista.