Cultura |

Contagem regressiva para o início da requalificação do Teatro Paulo Freire

Após o Carnaval, o Teatro Paulo Freire, no Centro do Paulista, vai passar por uma requalificação geral. O processo licitatório para contratação da empresa que vai tocar o serviço entrou na fase final nesta sexta-feira (05.01) quando foram abertas as propostas. A expectativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura é de que as intervenções no local durem 150 dias. O investimento na obra alcança a cifra de R$ 300 mil. O recurso é oriundo dos cofres municipais.

O projeto prevê mudanças na fachada, que vai dialogar com aspectos arquitetônicos da Matriz de Santa Isabel; acessibilidade; ampliação da recepção; construção de mezanino com capacidade para 40 cadeiras; tratamento acústico das paredes internas e do teto do auditório; aumento do grau de inclinação dos assentos da plateia em relação ao palco; e reestruturação dos acessos dos camarins. O serviço ainda contempla ajustes na parte hidráulica e elétrica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Fabiano Mendonça, revelou que a reforma estrutural é o início de uma série de mudanças no teatro. “Em paralelo às obras, vamos continuar buscando recursos para o processo de modernização da nossa casa de espetáculos, e isso inclui, entre outras coisas, assentos novos, sistema de iluminação, e projetores para a exibição de filmes. A ideia é de que após a reforma já tenhamos novidades nesse sentido”, revelou o gestor.

Janeiro de Grandes Espetáculos

Mas enquanto não começam às obras que vão dar uma nova vida ao teatro, está atual fase não será encerrada de forma melancólica pelo contrario: a casa de espetáculos vai entrar no circuito das grandes peças, sediando nesse mês uma programação paralela do festival Janeiro de Grandes Espetáculos. Para receber estas peças, o teatro passou por algumas melhorias, como pintura das paredes internas e externas; recuperação dos assentos da plateia e do tablado do palco; reposição das placas de acústica; e manutenção da elétrica e hidráulica.

Devolução do anexo

Cedido ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) em 2012 por meio de comodato, o anexo do Teatro Paulo Freire, será devolvido à administração municipal nos próximos dias. Atualmente, o espaço abriga a 12ª e 146ª zonas eleitorais, além de uma central de atendimento do Tribunal. Com a devolução, esses setores do TRE/PE serão transferidos para um novo endereço. O local ainda não foi definido, porém, a gestão municipal já se colocou à disposição para ajudar nesse quesito, inclusive, dando opções à presidência do órgão alguns imóveis do município.