Saúde |

Secretarias de saúde de Paulista e Jaboatão se reúnem para troca de experiências

Devido ao grande sucesso que é uso de tablets no trabalho dos agentes comunitários de Saúde do município do Paulista, uma equipe da Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, esteve reunida, nesta quarta-feira (27.12), com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde do Paulista, na sede localizada na Praça João XXIII, no Centro. O objetivo foi o de trocar experiências exitosas em ambas as cidades.

Na cidade de Paulista, o sistema dos tablets foi implantado há cerca de um ano e oito meses, e tem facilitado bastante o trabalho dos profissionais ACS. Em Jaboatão, o sistema foi implantado há cerca de seis meses. O encontro entre os gestores, serviu ainda para que o município paulistense também conhecesse acerca do sistema de educação permanente, já implementada em Jaboatão.

O secretário de Saúde de Jaboatão, Alberto Lima, que é ex-secretário da pasta em Paulista, é destacou que é preciso haver essa troca de experiência entre os municípios. “É importante essa troca de informação, para a gente saber como estão se organizando, como eles estão acompanhando o trabalho dos ACS’s em campo, e como eles estão usando esses dados que são gerados para a melhorar a gestão. E isso é interessante para a gente, que estamos iniciando com o processo por lá”, disse.

De acordo com a secretária executiva de Saúde do Paulista, Maria Clara Rodrigues, que com a equipe da rede municipal recebeu o pessoal de Jaboatão, Paulista já conta com uma boa experiência de uso dos tablets, que deu uma ajuda significativa no processo de trabalho dos ACS’s de Paulista e consequentemente, na qualidade de atendimento ao usuário, que é o principal objetivo.

“Essa troca de experiências surgiu por toda a experiência que Paulista vem apresentando dentro dos dispositivos móveis que os agente de saúde trabalham dentro do município. Paulista foi o município, com volume populacional de 350 mil habitantes, pioneiro nesse processo”, lembrou a secretária executiva.

Além desse tema, as equipes falaram ainda sobre a questão da política de educação permanente que Paulista pretende implementar para seus profissionais da saúde, visando os capacitar ainda mais para suas funções. Como Jaboatão já tem isso implementado em sua rede, foi a vez de Paulista aprender um pouco com a experiência dos visitantes e assim poder incrementar em seu projeto para os paulistenses.

A partir desse encontro, o próximo passo para Paulista será o de também colocar em prática a política de educação permanente no município. Inicialmente, a Secretaria de Saúde deve beneficiar os Agentes de Combate às Endemias, por meio de convênio com instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que já mantém essa parceria em Jaboatão. Posteriormente, a ideia é abranger aos profissionais da saúde como um todo.