Mobilidade/Trânsito |

Prefeitura do Paulista intensifica busca por dados para melhorar mobilidade urbana

Pensando em aumentar a coleta de dados referente à pesquisa “Origem Destino”, a gestão municipal do Paulista está organizando, nesta quinta-feira (21.12), junto ao Grande Recife Consórcio de Transportes, uma ação para estimular a participação da população da cidade. Ao  todo, 12 funcionários do órgão estadual foram espalhados pelo município com o questionário em mãos, sete em frente à sede da prefeitura e outros cinco na ONG “Casa da Juventude”, em Maranguape II.

Manuelle Irlene, de 23 anos, respondeu ao senso e comentou sobre a importância da participação popular para o processo de melhorias na mobilidade urbana do município. “Espero realmente ter contribuído de alguma forma, não podemos ficar apenas de braços cruzados reclamando. Se esse espaço foi aberto para a população interagir, por que não participar? A expectativa é de que todos tomem consciência da necessidade da cooperação, para que consequentemente a cidade evolua”, afirmou.

A pesquisa “Origem Destino” é apontada como a principal ferramenta para basear o Plano de Mobilidade Urbana das cidades que integram a Região Metropolitana do Recife (RMR). Através do senso, o poder público irá atuar em cima das necessidades detectadas no feedback dos populares.

Maria Zulene é professora e tem 52 anos. Ela afirmou que usa transporte público para trabalhar e comemorou ao saber que a pesquisa pode impactar nesse setor. “Preciso me deslocar de casa para o trabalho cinco vezes durante a semana e sempre faço isso por meio de transporte público. Fico feliz ao saber que a gestão pode desenvolver métodos para facilitar a vida de quem depende desse tipo de serviço. Tomara que os dados sejam repassados a tempo para que a gente se beneficie”, enfatizou Maria.

No momento a cidade do Paulista conta com cerca de 2,3 mil respostas, das 4.649 necessárias. Se você ainda não fez sua parte, corra e participe. Abaixo segue o link da pesquisa, abra e responda corretamente.

(http://icps0517.recife.pe.gov.br/node/add/pesquisa-origem-destino-2016