Cultura |

Junior Matuto recebe medalha comemorativa do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817

Em reconhecimento a pessoas que contribuíram para a preservação da cultura e da história de Pernambuco, a Assembleia Legislativa entregou, na noite desta segunda-feira (11.12), a Medalha Comemorativa do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817. O prefeito do Paulista, Junior Matuto, foi um dos 23 homenageados com a medalha, diploma e um exemplar do Livro História da Revolução Pernambucana de 1817, da autoria de Franco Muniz Tavares, publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Dentre os homenageados pela solenidade, estavam ainda o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o ex-prefeito de Olinda, Germano Coelho; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Leopoldo Raposo; o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; o historiador Leonardo Dantas Silva; a pesquisadora cultural Tercina Lustosa Bezerra;  a superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico da Alepe, Cynthia Barreto; o produtor cultural e ex-secretário municipal de Cultura do Recife Roberto Peixe; a delegada da Polícia Civil Gleide Ângelo; o médico e professor Gilliatt Falbo; e os empresários Paulo Perez Machado (Platinum Trading), Janguiê Diniz (Grupo Ser Educacional), que não pôde comparecer; Eduardo de Queiroz Monteiro (Grupo EQM); e Geralda Farias (idealizadora da Fenearte).

Além dos homenageados, nove instituições receberam a comenda, são elas: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Arquivo Público Estadual, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), a Rede Globo Nordeste, a Fundação Gilberto Freyre, o Instituto Histórico de Caruaru (IHC), a Fundação Hemope e a Sociedade 21 de Setembro, de Petrolina.

Após o evento, o governador Paulo Câmara destacou que é muito importante que os pernambucanos conheçam a história os 200 anos da Revolução de 1817, e sobre como ela influenciou nos momentos históricos que o Brasil teve após aquele ano. “Eu acredito que momentos comemorativos como esse somente enriquecem a história de Pernambuco e de seus heróis. Quero parabenizar a Alepe, por homenagear esses pernambucanos que nesse ano ajudaram Pernambuco avançar e desenvolver, e que têm tantos serviços prestados a esse estado”, enalteceu Câmara.

O prefeito Junior Matuto, após receber a comenda, ressaltou que se sente muito satisfeito e emocionado em participar de um evento tão importante para Pernambuco. Na ocasião, Matuto agradeceu pelo reconhecimento do povo de Paulista e do deputado Estadual Francismar Pontes, responsável por sua indicação para receber a medalha. “Se não fosse o povo de Paulista, o trabalho, o serviço prestado, o reconhecimento daquele povo, nós não estaríamos aqui nesse local no dia de hoje. Então, pra gente é de fundamental importância e o que nós temos de fazer é retribuir com muito trabalho para o povo de Paulista, e automaticamente para o povo de Pernambuco”, concluiu o gestor.