Segurança e Mobilidade |

Paulista avança na segurança pública e consegue mais quatro viaturas para a “Patrulha Escolar”

Na manhã desta quinta-feira (23) aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista um encontro para planejar o destino de quatro novas viaturas que a cidade terá à disposição para a patrulha escolar. O Município arcará com as despesas de dois veículos, enquanto o governo estadual vai custear a outra metade.

A “Patrulha Escolar” consiste em assessorar as comunidades escolares em busca de soluções para os problemas de segurança encontrados nas unidades de ensino da rede pública. O  programa é uma união entre a polícia e as escolas para reduzir a violência e a criminalidade. Seu principal objetivo é a prevenção, em segundo plano fica a repressão aos crimes e atos infracionais.

Além da “Patrulha Escolar”, os alunos da rede pública do Paulista passaram a contar também com o “Programa Educacional de Resistência às Drogas” (PROERD), projeto onde os policiais militares fardados e devidamente treinados desenvolvem um curso de prevenção à violência e as drogas nas salas de aula.

Manoel Alencar, Secretário da Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, afirmou que a gestão está trabalhando para garantir mais segurança aos jovens do município. “Existe uma preocupação do prefeito Júnior Matuto em relação à segurança de todos que aqui vivem. Quando o assunto em questão é a juventude, a preocupação se torna ainda maior. Por isso estamos buscando parcerias, na tentativa de otimizar o que já temos para atender melhor aos jovens”, afirmou Alencar.

O encontro contou com a participação do Tenente Coronel Ramalho (Comandante do 17° BPM-PE) do Major Edson Silva (Coordenador da Patrulha Escolar), da Sargento Joana (17° BPM-PE), do Cabo Ayron (17º BPM-PE), de Danilo Lopes (Coordenador de Ações Estratégicas para Proteção Escolar), de Pâmela Alves (Gerente de Desenvolvimento da Gestão Regional), de Tônico Travassos (Vereador da Cidade do Paulista), além de Manoel Márcio Alencar (Secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista).