Segurança e Mobilidade |

Com o apoio da prefeitura, Operação Força no Foco combate à criminalidade em Paulista

Pela terceira vez no município, a Operação Força no Foco está desenvolvendo diversas ações de repressão e prevenção à criminalidade nos bairros do Paulista. A ação, que envolve equipes da prefeitura (guarda municipal e agentes de trânsito), policias civil e militar, e corpo de bombeiros, terá duração de 48 horas. O lançamento desta fase do trabalho integrado ocorreu durante um café-da-manhã nesta quinta-feira (23.11), na Praça Emílio Russel, em Maranguape I.

A ideia da operação é desarticular grupos suspeitos de praticar tráfico de drogas; furtos; assaltos, inclusive, a coletivos; e homicídios. “Esse é um trabalho que contempla o município como um todo, no entanto, estamos focados, principalmente, nos bairros de Maranguape I e II, Engenho Maranguape e Jardim Maranguape”, frisou o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, Marco Ramalho. Ele explicou que a escolha dos pontos principais foi em função dos índices da criminalidade.

A ação conta com o envolvimento de setores considerados estratégicos no combate aos crimes de menor e maior potencial ofensivo. Essa operação concentra uma série de ações não apenas nas comunidades, mas também nos corredores viários dos bairros e nas rodovias que dão acesso ao município, uma vez que a ação conta com equipes motorizadas (viaturas e motos) e dispõem de um aparato policial específico para a realização de blitz, como a Lei Seca, por exemplo.

Para reforçar a ação, a prefeitura está disponibilizando homens da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, fez questão de ressaltar a importância do trabalho conjunto. “Não tenho dúvidas de que essa união de forças terá um resultado muito positivo, como ocorreu nas duas últimas vezes. Isso é extremamente importante porque garante uma maior sensação de segurança a nossa população. Estamos engajados nessa tarefa de reduzir a criminalidade em nossa cidade, por isso, a gestão do prefeito Junior Matuto não tem medido esforços para atuar em parceria com o Estado e tem desenvolvido diversas ações em prol da segurança”, destacou o gestor.

O responsável pela 8ª Seccional do Paulista, o delegado Adyr Almeida, revelou que o apoio do município tem ajudado bastante no combate à criminalidade. "Paulista tem desenvolvido ações importantes na questão da segurança cidadã, e isso tem nos ajudado. Prova disso, como o secretário Alencar vem dizendo, é a redução de homicídios em Maranguape I, que já chegou a não ser registrado durante alguns meses”, argumentou.

O evento desta quinta-feira (23) em Maranguape I contou com a presença de diversas autoridades do município e dos órgãos da segurança pública, entre eles, o secretário de Mobilidade e Administração das Regionais, José Rodrigues; o comandante da Guarda Municipal do Paulista, Josias Silva; o gestor de Controle Operacional, da Polícia Civil, Ricardo Cysneiros; gestor do DHPP Norte, João Leonardo; além das coordenações da Operação Lei Seca, o tenente-coronel da PM Bagetti; e o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Aprigío, da Operação Bar Seguro.