Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Paulista monta grupo de trabalho para ajudar comerciantes no processo de formalização

O município do Paulista, na Região Metropolitana, está desenvolvendo um trabalho diferenciado junto ao comércio forma e informal da cidade. Uma equipe devidamente treinada da prefeitura tem visitado os estabelecimentos para conversar com os proprietários e inquilinos quanto ao processo de formalização. A ação integrada conta com o envolvimento das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura; Desenvolvimento Urbano e Habitação; e Finanças. Nesta terça-feira (31.10), gestores das pastas e profissionais que atuam nas ruas participaram de uma reunião no Centro da cidade.

O encontro serviu para integrar as equipes e estabelecer estratégias de atuação de cada secretaria. A pasta de Desenvolvimento Econômico ficará encarregada de realizar a primeira visita, por meio dos profissionais do programa Alô Comércio. Com um questionário em mãos, eles vão montar um relatório com o perfil de cada estabelecimento visitado. Aqueles que manifestarem desejo de se regularizar poderá receber a equipe novamente para que os encaminhamentos necessários possam ser dados, inclusive, agilizando os trâmites burocráticos.

Os que não estiverem interessados em sair da informalidade serão fiscalizados pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedurb), podendo ter o negócio interditado e, posteriormente, fechado. “Estamos dando todas as oportunidades possíveis, inclusive, com orientações in loco para que o comerciante possa buscar a formalização. Esperamos que eles nos procurem antes mesmo da ação de fiscalização”, argumentou o secretário da Sedurb, Robertinho Couto. Ele explicou ainda que a Secretaria de Finanças terá um papel importante por ser responsável por gerar os boletos de pagamento com as taxas necessárias ao funcionamento ou regularização do estabelecimento.

Presente a reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Fabiano Mendonça disse que o trabalho integrado terá êxito. “Esse trabalho conjunto tem tudo para dar certo porque envolve as principais secretarias que atuam na questão do atendimento aos proprietários e inquilinos de estabelecimentos comerciais. Seguindo uma determinação do prefeito Junior Matuto, unimos força para chegar aos proprietários ou inquilinos para facilitar a vida deles e evitar que tenham dor de cabeça no futuro”, comentou o gestor municipal.

Um dos idealizadores do trabalho, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Íkaro Guimarães, fez questão de salientar que a ação vai contemplar toda a cidade. “Já fizemos visita em todos os estabelecimentos do Centro do município. A resposta dos comerciantes, inclusive, foi muito positiva. Vamos ampliar essa atuação para os demais bairros. O próximo passo é Maranguape I. Quem não quiser resolver as pendências diretamente com os nossos funcionários durante as visitas, pode procurar a nossa secretaria ou a Sedurb para obter ajuda. Ambas ficam no Centro da cidade”, disse.