Educação |

Recursos liberados para a construção da sede própria do campus do IFPE em Paulista

Agora é oficial. A construção da sede própria do campus IFPE Paulista vai sair do papel. Nesta segunda-feira (30.10), o prefeito Junior Matuto participou de uma reunião com o ministro da Educação, Mendonça Filho, no Recife. Na ocasião, o gestor municipal recebeu a notícia de que o ministério vai investir mais de R$ 17 milhões na obra, que deve começar ainda neste ano e terá duração de 14 meses para ficar pronta. Com a iniciativa, 1,2 mil jovens, especialmente, da cidade terão a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho, graças à oferta de cursos técnicos e tecnológicos em diversas áreas.

Satisfeito com o anúncio da liberação do recurso, o prefeito Junior Matuto fez questão de enaltecer o papel do ministro na liberação do recurso para essa obra tão importante. “O povo de Paulista não vai se esquecer desse gesto do ministro Mendonça Filho com a educação. Essa é uma iniciativa que vai beneficiar as nossas futuras gerações. Amanhã eu posso até não estar mais prefeito ou até nem na política, mas teremos a certeza de que união de forças será sempre o melhor caminho para enfrentar as dificuldades”, frisou o gestor, que explicou que o terreno doado pelo município já está pronto para receber a obra.

Atualmente, o campus do IFPE Paulista funciona desde 2014 num imóvel alugado às margens da rodovia PE-15, no bairro da Vila Torres Galvão. A estrutura abriga 474 estudantes. Com a construção do novo prédio, que vai ser erguido num terreno na Avenida Brasil, em Maranguape I, esse quantitativo vai quase triplicar. Isso sem falar do incremento de novos cursos, especialmente, na modalidade integrado e superior.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, esclareceu que a obra estava prevista no expansão 3 da rede de educação federal e técnica há muito tempo, mas que não pode ser viabilizado no tempo devido por dificuldades e limitações de recursos. “Todo esse investimento em infraestrutura vai garantir às próximas gerações um futuro melhor. Afinal é a educação que muda a realidade de qualquer país”, destacou. O ministro disse que ainda que ações como essa consolidam uma base de educação técnica e profissional não só em Pernambuco, mas em todo Brasil.

Ainda participaram do evento no Recife, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, o secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente do município, Tiago Magalhães, o executivo de Infraestrutura, Pedro Cesar; a reitora do IFPE, Anália Ribeiro; o deputado Federal, Augusto Coutinho; o vereador do Recife, Rodrigo Coutinho; o vereador do Paulista, Vinícius Campos; além de lideranças políticas do município.