Desenvolvimento Urbano |

Operação Pente Fino beneficia bairro de Jardim Paulista

O bairro de Jardim Paulista está sendo contemplado nesta semana pelas ações integradas da Operação Pente Fino. O trabalho, que conta com o envolvimento de três secretarias do governo municipal, engloba serviços de manutenção e limpeza urbana; disciplinamento do comércio formal e informal; remoção de carcaças de carros abandonados e intervenções no trânsito para garantir mobilidade. O mutirão teve início pela principal da comunidade, a Avenida Tancredo Neves, nas proximidades do Núcleo da PM.

Ao longo da via, que é bastante movimentada por servir de acesso à BR-101 Norte, as equipes da prefeitura realizaram uma verdadeira “geral”. O trabalho contemplou o canteiro central, as calçadas laterais e os postes do sistema de iluminação. As árvores foram podadas, os entulhos recolhidos, os meios-fios pintados e as lâmpadas queimadas substituídas. Ao todo, 90 homens estão empenhados na ação, que ainda conta com o apoio de caminhões do tipo munck e caçamba, retroescavadeiras e máquina de pintura.

Um dos coordenadores da operação, o secretário-executivo de Serviços Públicos do município, Jaime Domingos, explicou que o êxito da ação depende da colaboração da comunidade. “Estamos trazendo para o bairro de Jardim Paulista uma série de ações, mas para que esse trabalho alcance os resultados esperados é importante que a população também nos ajude. Os moradores devem colocar o lixo na hora e no dia certo, evitar a destinação errada de entulhos, entre outros. A população precisa entender que é parceira da prefeitura nessa ação”, argumentou.

Em paralelo ao trabalho de manutenção e limpeza do bairro, agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação estão realizando visitas aos estabelecimentos comerciais da localidade. A ideia é verificar se os locais dispõem das documentações necessárias para o funcionamento. “Nossa intenção é mostrar a importância dos alvarás de licença e funcionamento para os comerciantes. Estamos oferecendo orientações para estimular a regularização junto à secretaria”, destacou o titular da pasta, Robertinho Couto, um dos idealizadores da ação.

Outra equipe da prefeitura atuou na Rua 79, nas proximidades da Praça Aníbal Fernandes, para fiscalizar o comércio informal. Os vendedores ambulantes que comercializavam diversos produtos nas calçadas da via foram realocados para uma área bem próxima ao mercado público do bairro, desobstruindo o passeio público. Alguns funcionários da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais também retiraram duas tendas e uma barraca da via pública.

Ainda nas proximidades da Praça Aníbal Fernandes, dois veículos de passeio e um ônibus que estavam fora de circulação foram retirados das calçadas e via pública. O trabalho contou com o apoio de quatro agentes de trânsito e um caminhão reboque.