Saúde |

Moradores da comunidade da Chã da Mangabeira ganham unidade de saúde totalmente reformada e equipada

Um dia muito especial para os moradores da Chã da Mangabeira. A comunidade, que fica numa área limite entre Paulista e Olinda, foi contemplada com uma Unidade de Saúde da Família (USF) totalmente reformada e equipada. Uma solenidade realizada nesta sexta (29.09) marcou a entrega oficial do posto à população. O evento contou com discursos emocionados dos usuários, profissionais e da equipe da gestão municipal. Essa foi a 36ª unidade revitalizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito Junior Matuto foi um dos que não conseguiram segurar as lágrimas. “O povo da Chã da Mangabeira sempre foi tratado como cachorro de dois donos. A população ficava no meio do jogo do empurra-empurra, sem saber qual município deveria oferecer o serviço de saúde. Hoje sabemos que a luta dessa comunidade não foi em vão. Essa reforma, que vai garantir mais conforto aos pacientes e condições de trabalho aos profissionais, é apenas a primeira conquista dessa população. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a equipe do posto que tem feito a diferença pelo empenho, capacidade e união”, disse o gestor.

A reforma da USF Chã da Mangabeira contemplou a parte física, elétrica e hidráulica. Além da nova pintura das paredes internas e externas, a unidade foi climatizada para qualificar o atendimento nos dois consultórios e nas salas de vacina, curativo e de reunião. “O posto ainda recebeu novos computadores que vão ser usados durante a implantar do prontuário eletrônico, acabando com a papelada existe na unidade e evitando a perda de dados importantes dos usuários”, explicou a secretária de Saúde do município, Fabiana Bernart.

A unidade oferece aos pacientes da comunidade acompanhamento clínico geral, atendimento pré-natal para gestantes, exames de prevenção, vacinação; realização de curativos, aferição de pressão arterial e exame de glicose. A funcionária pública, Maria Geni de Oliveira, que atua no setor da saúde, aprovou a reforma da USF. “Nós moradores da Chã da Mangabeira estamos de parabéns por essa conquista. Temos que nos alegrar pelas vitórias alcançadas porque antigamente era muito complicado ter de buscar atendimento na Tabajara. As pessoas sabem que a nossa luta por isso aqui vem desde 2008 e o pior é que muitas vezes não valorizam uma ação como essa e continuam criticando”, argumentou.

O posto possui uma equipe completa, com médica, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma recepcionista e seis agentes comunitários de saúde (ACS). Aproveitando a presença dos gestores, colegas e usuários no evento, a médica da família, Maria Carolina Rego, que atua no local há pouco mais de um ano, fez um relato de agradecimento. “Mesmo em meio à crise econômica, o setor da saúde vem crescendo e se destacando em todo o Estado. Eu tenho orgulho de dizer que faço parte da equipe médica do Paulista, pois aqui essa área continua sendo tratada como prioridade. Só tenho a agradecer a todos, desde o prefeito ao paciente mais idoso, por me fazer entender o real papel de um médico”, cravou.

O evento ainda contou com a presença do vice-prefeito, Jorge Carreiro, da primeira-dama do município, Andrea Pereira, do vereador da cidade, Evanil Belém, secretários de governo e lideranças da comunidade.

A USF Chã da Mangabeira fica localizada na Rua Boa Vista, s/n, Tabajara, Paulista. A unidade funciona de segunda a sexta, das 08h às 14h. O horário de atendimento é reduzido por se tratar de um posto localizado na zona rural.