Habitação |

Conselho Municipal de Habitação é instituído no Paulista

Com o objetivo de ativar o Conselho Municipal de Habitação do Paulista, se reuniram, na manhã desta quinta-feira (21.09), na Diretoria de Habitação do município, representantes do Poder Executivo, Legislativo, sindicatos e movimentos populares. A ativação do Conselho, prevista desde 2008, sai agora do papel, já com uma importante missão: A criação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paulista, Robertinho Couto, a criação do PLHIS se dá por uma recomendação da Secretaria Nacional de Habitação, como requisito para a obtenção de recursos na área de habitação por parte dos municípios.

“Estamos envolvendo todos os segmentos que fazem as políticas de habitação da cidade, além da câmara de vereadores, que é o poder legislativo, e a participação nossa do poder executivo. Com isso a gente pretende fazer um conselho onde seja garantida a Participação Popular, para que a gente possa deixar tudo organizado e com representatividade”, explicou Robertinho.

Presente no encontro, o diretor da ACLF Empreendimentos Avelar Loureiro, lembrou que a criação do conselho é um pleito na cidade desde o ano de 2008. “Depois de quase 10 anos da criação do Conselho, finalmente hoje a gente institucionaliza e a partir daí é que a gente vai formular as políticas habitacionais de uma nova realidade de hoje, quando a população cresce tanto, e que demanda mais serviços que a gente tem de fazer com que todos tenham acesso aos serviços. E habitação é um dos itens que compõem esse grupo de atividades”, disse o empresário.

Para o sócio da SPE Aurora, Serapião Ferreira, é de fundamental importância a ativação do conselho. “É muito positivo. A cidade e seus dirigentes estão de parabéns. Isso é fundamental, porque os recursos são escassos, e se você não tiver um conselho com diretrizes, com definições, com projetos e com determinação, você não vai obter esse recurso disponível pelo Governo Federal. Então cabe ao conselho esse poder e a determinação. Acho que é muito importante. Está de parabéns a cidade”, concluiu.

O vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, também presente ao encontro, destacou a transformação urbana que o município vem passando ao longo do tempo. “Estamos todos felizes, porque nós temos um papel importante de trazer esses atores e não vamos fugir à nossa responsabilidade, pois estamos preparados para ela. Meus parabéns a todos e estaremos sempre aqui na retaguarda ajudando porque essa é uma militância da minha vida também”, ressaltou Carreiro.