Gabinete do Prefeito |

Em Paulista, Prefeitura e PM instalam estrutura móvel de segurança para ampliar o videomonitoramento da cidade

Para ampliar a atuação do Centro Integrado de Segurança, com o vídeo monitoramento das ruas, como forma de prevenir e combater à violência no Paulista, a Prefeitura, em conjunto com o 17º Batalhão da Policia Militar, implantou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, na Avenida A, em Maranguape II.

Funcionando com uma carreta itinerante, o Centro Integrado Itinerante é dotado de uma tecnologia avançada, contando com imagens das 16 câmaras da Secretaria de Segurança Cidadã do Paulista, mais seis câmaras da SDS, com um alcance de dois quilômetros de cobertura. Para o secretário de Segurança Cidadã do município, Manoel Alencar, o serviço vai dar mais sentimento de segurança ao cidadão. “Estamos começando em Maranguape II, mas depois vamos para Maranguape  I, Paratibe, Jardim Paulista, onde nós tivermos condições de instalar internet, através de nossa fibra ótica, então nós vamos levar esse sistema de monitoramento, para que a gente possa atender melhor a população e levar uma maior sensação de segurança aos moradores”, adiantou Alencar.

O coronel Marcos Aurélio Ramalho, comandante do 17º Batalhão da Policia Militar, acredita que com mais esse equipamento itinerante, o acompanhamento da cidade vai ser intensificado. “Acreditamos que vamos poder reduzir esses índices alarmantes de violência daqui desse bairro e posteriormente, vamos nos deslocar para outros bairros do município, que chama também a atenção no tocante a essa questão da segurança”, informou o comandante, assegurando que o trabalho já começou nesta quarta-feira (20.09) e que ao mesmo tempo em que é feito o monitoramento, é possível acionar a viatura mais próxima e interferir na ocorrência, quase que em tempo real.

O coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle, Major João Barros Correia Junior explicou que na prática a atuação deste novo serviço de monitoramento móvel vai interligar órgãos que estão em parceria com Polícia Militar, incrementando o policiamento no bairro de Maranguape 2. “Vamos, em principio, contar com 21 câmaras com um bom alcance, possibilitando uma cobertura maior em termos de policiamento, dando mais oportunidade de pronta resposta à população”, destacou.

Paralelo a este novo serviço e às demais ações desenvolvidas no município, o prefeito Junior Matuto, em conjunto com os prefeitos da Região Metropolitana Norte, está pleiteando junto ao Governo do Estado a criação de um novo batalhão para fortalecer a atuação do 17º, responsável pela segurança nesta região, que tem cerca de 750 mil habitantes, sendo 350 mil moradores em Paulista. “Primeiro quero agradecer ao governador Paulo Câmara por essa parceria exitosa com a Polícia Militar, e reconhecer todo o esforço do governo que nunca cruzou os braços diante da violência. Mas é humanamente impossível a PM atender toda esta área. Se acontecer, por exemplo, alguma ocorrência no Janga e ao mesmo tempo outra em Araçoiaba, quando a polícia se deslocar de um lugar para o outro, o fato já se consumou. Por isso, acreditamos que a implantação de outro batalhão é fundamental para que possa ter uma cobertura mais efetiva”, argumentou Junior.