Infraestrutura |

Paulista inaugura primeiro ecoparque público da Região Metropolitana

O primeiro Ecoparque público da Região Metropolitana do Recife já está aberto ao público. A nova área de lazer da cidade, que fica localizada às margens da rodovia PE-15, ao lado do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na área central do município, foi inaugurada nesta sexta-feira (15.09) pelo prefeito Junior Matuto. O espaço, que recebeu o nome de Ecoparque das Paineiras Professor Jonathan da Rocha Leite, conta pista de cooper, equipamentos de ginástica, academia da saúde, palco para apresentações, brinquedo para as crianças, tirolesa e mirante. O local ainda possui rampas de acessibilidade, banheiros e estacionamento para os frequentadores.

Durante a solenidade de entrega do espaço, o prefeito Junior Matuto fez questão de destacar a importância do local para a população. “Não tenho dúvida que esse equipamento vai ser muito utilizado pelos moradores do município. Além do contato com a natureza, que é muito agradável, aqui nós vamos realizar diversas atividades gratuitas para animar o público. Estamos com um planejamento traçado para fazer ações na área de meio ambiente, esportes e lazer. Esse é um sonho antigo da população que conseguimos concretizar. Nossa gestão deixa mais uma marca na cidade”, destacou o gestor municipal.

A dona-de-casa Selma M. de Araújo de Melo, 52 anos, que reside no município, aproveitou a inauguração do Ecoparque para começar uma nova fase na vida. Por orientação médica, ela vai frequentar o local para caminhar. “Nunca imaginei que Paulista fosse ganhar um parque desse porte. Estou adorando tudo aqui. A partir de agora eu vou aproveitar para cuidar da saúde. E o melhor é que não vou precisar mais sair de perto de casa para fazer isso”, argumentou a moradora da Vila Torres Galvão, que estava acompanhada do marido Valdemir Melo.

Para transformar a área verde que estava ociosa em Ecoparque, a Prefeitura do Paulista selou uma parceria com o Ministério do Turismo. Foram investidos na obra mais de R$ 1,1 milhão. O secretário municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Tiago Magalhães, explicou que a construção da área de lazer contempla todas as idades. “Aqui a população pode encontrar de tudo um pouco. Tem playground para os pequenos, mesa de jogos para os adultos e uma academia da saúde especialmente para os idosos. Isso sem falar do espaço gourmet que estamos planejando, por meio de carros de food truck”, adiantou.

Com a inauguração do Ecoparque das Paineiras, a gestão municipal montou uma estrutura para garantir a manutenção e a segurança no local. Além de funcionários de serviços gerais, guardas municipais vão atuar nas dependências do espaço para garantir tranquilidade aos frequentadores. A segurança ainda será reforçada pelo Centro Integrado de Segurança (CIS), que possui uma câmera na rodovia PE-15, nas proximidades do ecoparque, podendo visualizar o que está acontecendo no local. Por meio delas, equipes da prefeitura e da PM podem acionar viaturas policiais para atender as possíveis ocorrências.

O Ecoparque das Paineiras, que possui 16 mil m², vai funcionar todos os dias da semana, em horário ampliado, sempre das 05h às 22h. As atividades noturnas estão garantidas graças a instalação de um moderno sistema de iluminação.

O evento de inauguração do espaço ainda contou com a participação da primeira-dama do município, Andrea Pereira; do vice-prefeito, Jorge Carreiro; do presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Barros, que estava acompanhado de outros parlamentares; além de secretários de governo; servidores da prefeitura; usuárias do programa Saúde em Movimento e a população em geral.

HOMENAGEM – Graças a um Projeto de Lei do vereador Augusto Costa, o ecoparque do Paulista ganhou o nome de Professor Jonathan da Rocha Leite. O educador, que faleceu em 2007, foi um dos defensores do uso da área para atividades com a população. Não à toa, ele levou o espetáculo da Paixão de Cristo da Escola Fernando Ferrari ao local, antes mesmo de qualquer obra por parte da prefeitura. Jonathan também era conhecido por seu trabalho social na cidade, especialmente, com jovens.