Gabinete do Prefeito |

Programa Proerd nas Escolas é lançado no município do Paulista

Com o objetivo de reduzir a violência dentro do espaço escolar, o município do Paulista deu mais um passo em busca de implantar políticas para a prevenção e combate às drogas e à criminalidade. Na manhã desta segunda-feira (11.09), foi lançado o Proerd nas Escolas do Paulista, um programa que já está em seu 17º ano no Estado, e será uma parceria entre a prefeitura, juntamente com o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar de Pernambuco.

“Ao todo, 1.600 alunos vão participar do programa nesse segundo semestre de 2017. Vamos dar continuidade no próximo ano, para continuar atendendo toda a rede com esse trabalho do Proerd. Nosso intuito é minimizar a violência, através desse trabalho conjunto com o governo do Estado de Pernambuco”, ressaltou o secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior.

Para o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, que também participou do evento, a integração dos órgãos municipais com o Estado é mais uma busca pelo resgate da paz nas escolas e na sociedade como um todo. A expectativa, de acordo com ele, é contemplar até seis mil alunos da rede.

“O bom da política da gestão do prefeito Junior Matuto é que é uma gestão de continuidade. Não é uma coisa de faz de conta. Queremos construir uma política para que os futuros gestores possam contar com uma sociedade transformada. E o Proerd é um programa que, na verdade, vem para tentar edificar uma nova política de segurança na cidade, através da prevenção”, destacou.

O Coronel Jaiton Barros, que é chefe da unidade de programas preventivos da SDS e coordenador Executivo do Proerd no Estado de Pernambuco, explicou que a meta é formar os instrutores que atuarão nas escolas, como policiais militares e guardas municipais do município. Segundo Barros, o curso deve durar 15 dias. “Nós esperamos que com essa nova abertura que está acontecendo, Paulista seja o palco para o início de uma parceria maior. Que seja a criação de uma companhia específica para prevenção, atuando como uma força propulsora para todo o estado de Pernambuco, em si”, disse.

O prefeito Junior Matuto também participou do lançamento do Proerd, e ressaltou que a iniciativa é uma divisão de responsabilidade entre o município e o Estado, visando à segurança e o bem estar da população. Uma juventude mais consciente e fazendo uma segurança preventiva. “A partir do momento que você implanta o Proerd na rede Municipal de Ensino, você está plantando na verdade, uma Juventude mais Consciente, e fazendo uma segurança preventiva. Eu tenho certeza que hoje uma das coisas mais preocupantes é a segurança. E com essa parceria, no futuro bem próximo, nós vamos colher resultados muito positivos”, concluiu Matuto.