Educação |

Cuidar Primeira Infância beneficia crianças e familiares de creche em Maranguape II

O programa Cuidar Primeira Infância beneficiou nesta quarta-feira (06.09) as crianças matriculadas na Creche Municipal Nossa Prata, no bairro de Maranguape II. A garotada e os familiares que participaram da ação tiveram acesso, pela segunda vez, a diversos tipos de serviços de saúde, educação e assistência social. O objetivo da iniciativa, que possui caráter contínuo, é garantir mais qualidade de vida aos pequenos para que eles possam desenvolver melhor o aprendizado nas unidades de ensino.

O trabalho integra ações de três secretarias municipais: Saúde; Educação; e Políticas Sociais. A garotada conta acompanhamento médico (pediatra), odontológico, nutricional; atendimento psicológico, palestras educativas, atividades lúdicas e pedagógicas; além de orientações e dicas sobre a política da Assistência Social, como os serviços e programas Bolsa Família, BPC, CadÚnico, tarifa social, etc. Esse tipo de iniciativa contempla, muitas vezes, famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade.

A jovem Renata Souza, que é mãe de um aluno matriculado na creche, aprovou a ação da prefeitura. Na visão dela, esse tipo de serviço ajuda a família no cuidado com os filhos e ainda aproxima a comunidade dos serviços da gestão municipal. “Meu filho está muito bem nessa creche. Ele desenvolveu muito desde que começou a estudar aqui. E quando tem ações como esta na creche a gente aprende muito até como lidar com as nossas crianças, e ainda aproxima a gente da gestão”, comentou.

Durante a fala de abertura do evento, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, explicou que esse trabalho nas creches será permanente. “O prefeito nos deixou a incumbência de dar continuidade a esse programa nas creches municipais para melhorar os indicadores de saúde e aprendizados das crianças. E é isso que temos feito nos últimos meses. Assumimos esse compromisso e vamos manter o foco na educação infantil”, argumentou.

Pelo menos uma vez por semestre, cada uma das cinco unidades da rede municipal será beneficiada pela ação. As atividades já aconteceram na creche Jesus de Nazaré, Maria Anunciada de Arruda, Tio Roberto, Nossa Senhora do Ó, além da Nossa Prata. A ideia é de que ao longo desses próximos meses elas voltem a receber as atividades do programa.

Ainda participaram do evento, a secretária de Saúde, Fabiana Bernart, e a Executiva, Maria Clara Rodrigues; o secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, e equipe; o vereador Vinícius Campos; colaboradores da prefeitura; funcionários da creche e moradores da comunidade.