Segurança e Mobilidade |

Paulista sedia encontro para debater segurança pública em sete municípios

Para viabilizar meios que garantam a segurança pública na região metropolitana norte do Recife foi realizado mais um encontro pós-criação do Fórum Regional de Prevenção Social na manhã desta sexta-feira, 25.08. O Fórum que é coordenado pelo secretário executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social de Pernambuco Ives Ribeiro aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista e contou com a participação dos representantes das sete cidades envolvidas. Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Itapissuma, Igarassu, Ilha de Itamaracá e Olinda.

Na conferência foi discutida a implantação da patrulha escolar, criação de uma companhia de prevenção às drogas e violência que seria entre Paulista e Olinda, mais precisamente no bairro da Tabajara e a inclusão dos guardas para capacitação do PROERD, projeto onde os policiais militares fardados e devidamente treinados desenvolvem um curso de prevenção à violência e as drogas nas salas de aula.

Também foi apresentado o relatório do aplicativo Paulista Conectada que recebeu elogios e despertou interesse dos secretários em copiar a experiência. Outro programa municipal que vem apresentando êxito, a sala de monitoramento localizada na Central Integrada de Segurança também foi colocado à disposição, como referência para que seja implantado em outros municípios.

O secretário da Defesa Civil e Segurança Cidadã do Paulista Manoel Alencar comentou a importância da harmonia entre essas sete cidades para combater o sentimento de insegurança na região metropolitana. “A união desses sete municípios é de grande relevância para uma sensação de bem estar e segurança para a população desta região, afinal, não dá pra fazer segurança isolada em um só município, a região tem que ser tratada como um todo”, concluiu.