Saúde |

Saúde do Paulista beneficia gestantes com o programa pilates

A Secretaria de Saúde do Paulista, através do Programa Pilates para Gestantes, organizou nesta sexta-feira (25.08), na Unidade de Saúde da Família em Arthur Lundgreen II, um café da manhã para as gestantes que participam do serviço especializado de Pilates, que está sendo um diferencial na saúde do Paulista.

O programa beneficia as mães na comunidade com acompanhamento a partir do quinto mês de gestação até o momento do parto. Durante o processo de exercícios de Pilates, são oferecidas atividades como, orientação de postura, controle da respiração, como proceder na hora do parto, o momento da amamentação, enfim, garantindo assim uma qualidade melhor de saúde das gestantes.

A fisioterapeuta Janete Maria da Silva, instrutora de Pilates avalia que o programa é importante para a qualidade de vida das gestantes. “ O programa tem sido de grande importância para as gestantes, o projeto vem recebendo resultados exitoso. E vem crescendo cada dia mais no município de Paulista, “ ressaltou.

O encontro contou com a participação das mães beneficiárias do programa, a exemplo de Elizabete Santos das Chagas, de 28 anos, “ Para mim a importância do pilates foi muito válido, porque na hora do parto me ajudou muito no controle da respiração e o meu parto foi humanizado, as orientações que tivemos foi muito importante, e o meu parto foi tranquilo e saudável, ” frisou Elizabete.

A beneficiária Roberta Vick do Santos, 23 anos, começou a participar do programa no quinto mês de gestação e atualmente ela está com oito meses. Relatou que tem escoliose e durante a sua gravidez as dores aumentaram bastantes. “ Pilates tem me ajudado bastante diariamente. As minhas dores diminuíram e tenho controlado a minha respiração, melhorar a minha postura, me sinto bem melhor”, comentou.

A secretária de Saúde, Fabiana Bernart, revelou que a prática do pilates é uma estratégia piloto no município do Paulista que a proposta desse projeto seja um referencial. “ Hoje o projeto vem crescendo no objetivo de qualificar o parto, trabalhar a respiração das gestantes para que as mães possam ter um parto saudável de melhor qualidade. Temos hoje uma profissional, um espaço especializado e um grupo de mães que são beneficiadas pelo programa. E a proposta é que este piloto seja referenciado por todo município. Aproveitando também o momento de agradecer o prefeito Junior Matuto de poder realizar esse serviço na comunidade e na cidade do paulista”, explicou a gestora.