Educação |

Em Paulista, alunos aprendem sobre educação para um trânsito mais seguro

Uma aula especial sobre conscientização e educação para manutenção de um trânsito mais seguro foi dada, nesta terça-feira (27.06), para os alunos da Escola Municipal Rosa Amélia, no Janga, em Paulista. A iniciativa faz parte do Projeto Professor Amigo do Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), e conta com o apoio da Secretaria de Educação para implantação nas unidades de ensino com palestras e atividades lúdicas sobre educação para o trânsito.

Cerca de 280 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental assistiram a uma apresentação teatral com a Turma do Fom-Fom sobre os valores básicos para um trânsito harmônico e seguro. A garotada foi estimulada por meio do jogo dos gestos, a interagir com os colegas através da brincadeira, que ressalta valores como: respeito, amizade, tolerância, cordialidade e generosidade.

“A escola desempenha um papel importante na formação cidadã voltada para a construção de um espaço de discussão que envolve professores, estudantes e pais. O objetivo é oferecer ferramentas para que tenhamos mais segurança no trânsito”, disse Emanuel Souto, secretário- executivo de Desenvolvimento Educacional.

Yasmim da Silva, 10 anos, aluna do 5° ano da Escola Rosa Amélia, disse que terá mais atenção ao atravessar uma rua. “Aprendi que para atravessar devemos olhar para os dois lados da via e sempre esperar o sinal ficar fechado”.

Na ocasião, o agente de trânsito Renato Cândido ministrou palestra e exibiu um vídeo sobre atitudes corretas no trânsito. Até setembro, todas as 60 unidades municipais de ensino serão contempladas com o Projeto Professor Amigo do Trânsito.