Cultura |

Além do sucesso, balanço aponta que o Paulistar 2017 transcorreu com segurança e tranquilidade

A Tradicional Festa Junina do Paulista, que reuniu mais de 90 mil pessoas, foi um sucesso. O público participou, de forma massiva, dos diversos shows promovidos pela Prefeitura da cidade, e contou com a segurança necessária para se divertir sem se preocupar. Após o termino da festa, que aconteceu durante o fim de semana, profissionais da limpeza urbana trabalharam duro para que a cidade nesta já retomasse a rotina.

A Secretaria Executiva de Serviços Públicos colocou nas ruas do centro, cerca de 40 profissionais para realizarem a limpeza do pátio de eventos, que recebeu diversos shows durante as comemorações de São João. Na manhã desta segunda-feira foram recolhidos aproximadamente nove toneladas de lixo do local. Os trabalhadores iniciaram a limpeza e lavagem do pátio às cinco horas da manhã, em apenas duas horas, com a ajuda de uma varredeira mecânica, um caminhão pipa, um compactador e 10 containers de 1.000 litros o trabalho foi finalizado.

O Paulistar é o resultado de uma ação integrada envolvendo várias secretarias municipais. A saúde também teve uma participação efetiva, para que o público pudesse desfrutar da programação com mais tranquilidade. Durante todos os dias de shows, 25 profissionais de saúde estiveram no local prestando assistência aos brincantes. Segundo Fábio Diogo, superintendente de Vigilância e Saúde do Paulista, os atendimentos foram de rotina.

Três ambulâncias atenderam uma média de 22 casos no pátio de eventos.  A população contou com uma equipe de médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros bem preparados para suprir as demandas. Os profissionais atenderam, na unidade móvel, casos de etilismo (excesso de álcool), contusões, mal star, enjoos, pressão alta e pequenos cortes. Somente um paciente precisou de remoção.

A vigilância sanitária do Paulista também fez um trabalho de monitoramento durante todos os dias do evento. Foram apreendidas 32 latas de refrigerantes vencidos e um comércio recebeu uma notificação pelo armazenamento inadequado de bebidas. Segundo Edleuza Maria, coordenadora da vigilância sanitária, foram vistoriados 200 pontos comerciais intalados nos arredores do pátio.

Outra secretaria envolvida na festa foi a de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que atuou com a unidade móvel do Programa Segurança Conectada, equipada com câmeras de vídeo monitoramento,  funcionando durante toda a festa e registrou cerca de 30 ocorrências, a maioria por uso de entorpecentes.