Gabinete do Prefeito |

Polícia Militar garante permanência do COPOM no Paulista

Depois de receber a notícia de que o Centro Comunitário da Policia Militar – COPOM seria desativado no Paulista, o prefeito Junior Matuto e o deputado estadual Francismar Pontes, foram conversar com Ângelo Gioia, para sensibilizar o secretário da Defesa Social, em não interromper este trabalho que já mostra resultados exitosos na área de segurança. Nesta reunião na SDS, Gioia imediatamente determinou uma visita técnica do comando do Copom para avaliar o funcionamento do serviço no município.

O adjunto da Diretoria Integrada Metropolitana da PM, Coronel Alexandre Menezes, foi o escalado para esta avaliação. Logo no inicio da reunião, o coronel deixou claro que a informação não procede. “Esta notícia de que o Copom não funcionaria mais no Paulista não existe. Pelo contrário, nós vamos fortalecer e melhorar o serviço na Cidade”, informou o coronel Alexandre, que aproveitou para declarar que, atuar de forma integrada com os municípios, é bom para as cidades e para o Estado. “O que está sendo feito aqui (Paulista), deveria servir de exemplo em outros municípios. Está de parabéns o Prefeito Junior Matuto em ajudar o governo na missão de garantir segurança para os cidadãos”, finalizou.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, aproveitou a oportunidade para apresentar o funcionamento do Centro Integrado de Segurança da Prefeitura do Paulista (CIS), que conta com um sistema de monitoramento de 16 câmaras nas principais entradas da cidade, onde agentes acompanham em tempo real a movimentação de diversas ruas e praças. Na existência de ocorrências, são acionadas de imediato as autoridades envolvidas, como a Policia Militar, a Guarda Municipal, e a Policia Civil, para que seja efetuada a abordagem e tomadas às medidas cabíveis. “Nesta última semana, só nos casos de tráfico de drogas, registramos oito casos em que os envolvidos foram abordados e detidos. É um Programa bastante eficaz que pretendemos ampliar para mais bairros da cidade,” avaliou Alencar.

Outro serviço que compõe o CIS é o aplicativo de telefonia móvel, que dá a oportunidade da população denunciar, via celular, os casos de violência e acidentes com fotos e detalhes da ocorrência enviadas também em tempo real para a central.

Desde o início da primeira gestão Junior Matuto, a segurança tem sido prioridade, com programas e ações que passam pela melhoria da iluminação até a criação do CIS e o convênio com o Governo Federal para o programa Crack é Possível Vencer. “Esta decisão de contribuir com o governo para garantir mais segurança para nossa cidade, torna Paulista diferenciada. Por isso defendo que nossa cidade seja tratada de forma diferente. Estou confiante que esta desinformação da retirada do Copom daqui da cidade, serviu para melhorar nossa relação. O coronel Alexandre nos visitou, conheceu nosso trabalho e com certeza vai colocar a roda pra moer com mais força. Só tenho a agradecer”, declarou Junior Matuto.