Segurança e Mobilidade |

Fórum Comunitário de Prevenção à Violência e às Drogas leva o tema da segurança para estudantes de Paratibe

Dando prosseguimento à programação do Fórum Comunitário de Prevenção à Violência Contra a Juventude e às Drogas, a Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista realizou o quinto encontro reunindo representantes do órgão, juntamente com a sociedade civil, polícia civil, policia militar, e ainda com a participação da secretária Especial de Políticas para as Mulheres - Bianca Pinho Alves, do secretário executivo de urbanismo, Paulo Marenga. O evento aconteceu na quadra da Escola Estadual Padre Osmar Novaes, em Paratibe.

A estudante Ana Gabriela, de 16 anos, fez parte da mesa de discussão. Na ocasião, ela citou uma frase de um conhecido filósofo para descrever o propício momento em que se discutiu sobre o assunto, sobretudo em uma escola.

“Existe uma frase de um filósofo chamado Emanuel Kant que eu acho que se encaixa perfeitamente nesse momento, que é ‘O homem é aquilo que a educação faz dele’. Então, acho de suma importância esse fórum, principalmente esse local onde ele está acontecendo, porque se temos um questionamento sobre os problemas que acontecem na população, na sociedade, nós precisamos pensar o que podemos fazer para mudar aquilo”, refletiu a jovem.

A policial militar, Fabrícia Soares, que atualmente está lotada na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), e que trabalha com projetos e prevenção, também prestigiou o evento. “Como moradora de Paratibe, eu digo que participar de um fórum como esse é importante porque é um espaço que a gente tem, tanto para trabalhar a questão dos meus direitos enquanto cidadã, como dos meus deveres também, e o que eu posso contribuir para a melhoria da minha comunidade, em parceria com todos”, ressaltou Fabrícia.

De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Manoel Alencar, essa é mais uma oportunidade de discutir melhorias para a segurança da cidade, qual a colaboração o município vem dando aos órgãos de segurança, e como a população pode ajudar, sobretudo, na elaboração do plano municipal de segurança. “Na verdade, a gestão do prefeito Junior Matuto sempre foi focada nessa discussão das políticas públicas, e aqui a gente discute junto com a juventude e com o cidadão, de Paratibe, Arthur I e Arthur II, a melhor forma de construir uma política pública de segurança”, explicou Alencar.

Anteriormente, foram realizados outros fóruns nos bairros de Maranguape I, Maranguape II, Janga, e Jardim Paulista, quando puderam ser debatidas e apresentadas algumas críticas e sugestões para colaborar com a segurança no Paulista. O encerramento acontecerá na próxima semana, no bairro do Nobre, no Centro do Paulista.