Educação |

Educação do Paulista prestigia Seminário Nacional e internacional

Afim de promover a formação continuada entre os profissionais da educação do município, a Secretaria de Educação do Paulista participou, na última quarta-feira (17) e nesta quinta-feira (18), do 2º Seminário Internacional e 11º Seminário Nacional Escola Presente. Com o tema “Diálogos com Quem Faz Educação, Práticas, Vivências e Sala de Aula”, idealizado pelo Instituto Pró-Cidadania, reunindo professores de Diadema (SP), Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife, além de França e Portugal. O evento aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda.

De acordo com o secretário de Educação Carlos Junior, 30 professores do Paulista prestigiaram o evento objetivando que levem esses diversos temas para dentro da sala de aula.

“São temas muito produtivos, modernos, os palestrantes são pessoas com alta qualificação, vindos da França, de Portugal, de são Paulo, para prestigiar o evento, trazendo o que tem de melhor e mais moderno, para aumentar e garantir uma educação de qualidade nos municípios”, explicou o secretário.

No primeiro dia do evento, a abertura contou com a presença do secretário Carlos Junior. As palestras foram realizadas pelo professor Bernart Charlot (França), que falou sobre “A equação pedagógica fundamental: Atividade+Sentido+Prazer; e pelo professor António Nóvoa (Portugal), com o tema Formação de Professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades. As atividades também foram compostas por uma mesa de diálogo com o tema Vivências da sala de aula, com professores de São Paulo, Jaboatão, Recife e Olinda.

Na quinta-feira, a programação contou com palestras da professora Maria Teresa Montoan (SP) - Educação inclusiva: formação, prática educativa e afetividade; com a professora Jussara Hoffmann (RS) - O que é mesmo avaliar a aprendizagem?, do professor Leo Fraiman (SP) - Diálogos sobre inovação, encantamento e cidadania na sala de aula; além de uma mesa de diálogo com o tema: Aulas interativas e inovadoras com o uso de novas tecnologias, com Teresa Cristina Jordão (SP) e Luciano Meira (PE).