Segurança e Mobilidade |

Em Paulista, população pode baixar aplicativo para denunciar casos de violência pelo celular

Já esta disponível para download o aplicativo de celular que serve para denunciar casos de violência, assaltos, homicídios, uso e tráfico de drogas, acidentes e postes com lâmpadas apagas em vias públicas. O App, criado pela Prefeitura do Paulista, foi lançado durante o I Fórum Comunitário de Prevenção à Violência Contra a Juventude e às Drogas, que ocorreu na Escola Estadual Professor Arnaldo Carneiro Leão, em Maranguape I.

A ferramenta digital, intitulada Paulista Conectada, vai funcionar como um canal de comunicação entre a população e a gestão municipal, através da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que ficará responsável por acionar os órgãos responsáveis em tempo real. As denúncias serão recebidas pelas equipes que atuam no Centro Integrado de Segurança (CIS), que conta com um efetivo de policiais militares do 17º BPM e Guardas Municipais.

Para baixar o aplicativo, o usuário deve acessar gratuitamente a loja virtual do celular. O sistema operacional Android já está liberado, enquanto o IOS ficará disponível em breve. “No primeiro acesso, após o download, o aplicativo faz uma validação do número do celular. Isso permite que não ocorram falsas informações. A partir daí, o usuário pode fazer denúncias sobre a questão da segurança pública. Será gerado um número de protocolo, que poderá ser acompanhado pelo fone 153 da Guarda Municipal”, explicou o desenvolvedor do aplicativo, Rodrigo de Medeiros.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, explicou que o Paulista Conectada chegar para aproximar à população dos organismos de segurança pública. “Sabendo que a segurança pública é um dever do Estado, mas é um direito e responsabilidade de todos nós. Desta forma, o aplicativo vai trazer o cidadão para mais perto da gente, nessa construção de políticas públicas de segurança. E o melhor é que esse serviço estará disponível para qualquer que pessoa, seja de Olinda, Igarassu, João Pessoa, quem estiver passando por aqui e fizer a denúncia terá o caso registrado de forma sigilosa”, frisou o gestor municipal.

Convidado para participar do Fórum Comunitário, o titular da delegacia da cidade, Evaristo Ferreira Neto, aprovou a iniciativa. “Estamos felizes de saber que a prefeitura está disponibilizando uma ferramenta como esta. Assim, todos poderão nos ajudar informando sobre vários de tipos de situações, especialmente, o tráfico de drogas. Esse crime, inclusive, é o grande vilão do planejamento operacional da polícia. Então se a gente tem essa agilidade maior, esse trabalho mais consistente em cima do combate às drogas, com certeza quem vai ganhar é Paulista.

FÓRUM – Ao longo dos próximos meses, a Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil realizará outros cinco encontros para debater a construção de políticas públicas de combate à violência no município. O Fórum contará com a presença de autoridades das polícias Militar e Civil;  e do Conselho Municipal de Segurança, formado por 32 integrantes que representam as igrejas, o comércio, a OAB, a Guarda Municipal, o Sindicato dos Servidores Municipal, a Sociedade Civil Organizada; além de representantes da gestão municipal. O último evento será no dia 30 de maio, no Centro da cidade, onde a gestão municipal fará a consolidação do Plano Municipal de Segurança.

Neste primeiro encontro, estiveram presentes o Cel Pereira Neto, secretário de Segurança de Olinda; o 2º tenente Campos (17º Batalhão), representando a Polícia Militar; os vereadores Pedro Marinho e Edmílson Alves; a gestora da Escola Estadual Professor Arnaldo Carneiro Leão, Dolores Oliveira; o presidente da Associação de Moradores de Maranguape I, Fernando Ventura; além de servidores do município; lideranças comunitárias, e moradores da cidade.