Saúde |

Estudantes da rede municipal realizam exames oftalmológicos através do Programa Olhar Paulista

Na manhã desta sexta-feira (24), 25 alunos das escolas José Firmino Veiga e Amaro Alexandrino receberam atendimento no Centro da Visão Pernambuco (CEVIPE), através do programa Olhar Paulista. A ação, que tem como objetivo cuidar da visão dos estudantes da rede municipal de ensino, é realizada pela Secretaria de Saúde da cidade, em parceria com a Secretaria de Educação e o Lafepe. Com o intuito de melhorar o desempenho dos alunos, o programa já beneficiou cerca de nove mil crianças.

Os estudantes, com idade entre seis e 12 anos, antes da consulta, passam por uma triagem, na própria escola, com os Agentes de Saúde Escolar. E, caso seja detectado alguma alteração na visão, eles serão direcionados ao CEVIPE, para a realização do exame oftálmico e, caso seja necessário, os estudantes recebem os óculos de forma gratuita. Todas as sextas, cerca de 30 alunos passam pela consulta médica.

A dona de casa Adriana da Silva, de 26 anos, vê o programa como um enorme benefício para sua filha Laís Regina, de seis anos. Para ela, o Olhar Paulista antecipa muito o processo da ida da criança ao oftalmologista. “Minha filha estava precisando muito fazer o exame, ela já tinha reclamado por não estar enxergando muito bem, e isso atrapalha muito no aprendizado. Na escola mesmo eles fizeram a seleção e realmente ela está com dificuldades. Hoje, Laís já está aqui, fazendo o exame. O que para mim é muito bom”, destacou.

Para a vice-diretora da Escola Amaro Alexandrino, Cristiane Gomes, a visão é um dos fatores que podem contribuir positivamente para o aprendizado, e comentou: “a ação se torna essencial na vida de muitos alunos, considerando que a maioria destas crianças, da rede pública de ensino, são carentes. O programa faz com que eles tenham um melhor desempenho na escola. A visão, quando bem cuidada, é um fator que contribui muito para o melhor desenvolvimento da aprendizagem. Quanto mais cedo se descobrir e tratar os problemas, avanços positivos poderão ocorrer. Fico feliz pela oportunidade dada as crianças”, disse.

O médico oftalmologista Carlos Gustavo Gonçalves também comentou sobre a importância do diagnóstico precoce das crianças. “A importância vem do fato de que muitos meninos nessa idade escolar as vezes tem deficiência visual, e não sabem. E isso acaba influenciando negativamente no aprendizado, de maneira que a gente fazendo o diagnóstico precoce, passando os óculos, ou até investigando algumas doenças, que podem levar a perda ou baixa de visão, consegue melhorar muito o desempenho escolar daquelas crianças que precisam de correção” ressaltou.