Cultura |

Com orçamento enxuto, Carnaval do Paulista aposta nos blocos de bairro e artistas da terra para fortalecer a cultura popular da região

Mantendo a tradição de apoiar os blocos de bairro e os artistas da terra, o Carnaval 2017 do Paulista promete animar os foliões e fortalecer a cultura popular da região. Mesmo diante de um cenário de crise econômica, a Prefeitura do Paulista não mede esforços para realizar a festa, que terá um custo reduzido, graças às parcerias e os ajustes financeiros realizados pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Neste ano, o investimento nos festejos de Momo será de R$ 500 mil.

Parcerias com o Governo Federal, através do Ministério do Turismo; do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur e da Fundarpe; além do incentivo da iniciativa privada, através do patrocínio das empresas Turquesa, Inove Life, e do Banco Bradesco, foram fundamentais para viabilizar a realização do evento na cidade.

Em 2017, a gestão municipal está apoiando as agremiações com carro de som, trios elétricos, mini trios, além de orquestras de frevo. Ao todo, 40 blocos serão apoiados pela prefeitura para fazer a animação nos quatro cantos da cidade, descentralizando a folia e valorizando as diversas manifestações culturais.

HOMENAGEADO

O cantor pernambucano Ed Carlos será o grande homenageado do Carnaval do Paulista 2017. A escolha por parte da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura se deu pela forte ligação que o artista possui com a cultura da cidade. Com mais de duas décadas de carreira, ele já apoiou e participou de diversos eventos no município, sempre enaltecendo as tradições e raízes culturais da região. Embora seja figura marcante, Ed Carlos ainda não havia recebido um convite dessa natureza.

“Ao longo da minha trajetória artística, recebi alguns prêmios e homenagens, mas esse convite foi muito especial. Estou bastante feliz por esse reconhecimento da prefeitura”, comentou o cantor, que no ano passado abriu as festividades de Momo na cidade ao lado do prefeito Junior Matuto.

Ed Carlos tem 48 anos, nasceu no Recife, mas escolheu Paulista para morar. O cantor já residiu nos bairros de Maranguape I, Paratibe e, atualmente, está em Pau Amarelo. Há mais de 30 anos na cidade, Ed Carlos se tornou referência para os artistas locais e do Litoral Norte, defendendo a tradição da Ciranda e demais manifestações culturais da região. Algumas músicas do cantor exaltam Paulista e suas belezas naturais, como a Praia de Maria Farinha.

FOLIA CARNAVALESCA

Desta sexta-feira (24.02) até a Quarta-feira de Cinzas (1º.03), Paulista terá animação em diversos pontos da cidade. A brincadeira promete agradar todas as idades. Confira alguns blocos:

SEXTA-FEIRA (24):

Bofe de Elite – Arthur Lundgren 2 Baixo – às 19h;

Rua Petrolina, próxima à Escola Municipal Prof. Rubenita Cavalcante

Fundo de Quintal – Vila Torres Galvão – 19h;

Em frente ao antigo Bar do Coelho.

DOMINGO (26.02):

Salsichão – Mirueira – 10h;

Campo do Rivaldão

Pelada do Sururu – Jardim Maranguape – 10h;

Terminal de Ônibus

Virgem Pelada – Jardim Velho/Paratibe – 16h;

Em frente ao SESI de Paratibe

Paranóia – Jardim Paulista – 17h;

Estação Elevatória da Compesa.

SEGUNDA-FEIRA (27.02):

Os PlayBoys – Arthur Lundgren 1 – 10h;

Lava-jato Paulista

As Katraias – Pau Amarelo – 10h;

Próximo ao Bar do Daniel

Caramelo (bloco infantil) – Paratibe – 16h;

Campo do Mangueirão

TERÇA-FEIRA (24.02):

As Melindrosas – Eng. Maranguape – 10h;

Próximo a Escola Estadual Maestro Nelson Ferreira

Bloco do Palhacinho – Jardim Paulista – 16h;

Próximo ao posto de combustíveis desativado

QUARTA-FEIRA DE CINZAS (1º.03):

Bacalhau na Vara

O Bloco Bacalhau na Vara – considerado um dos maiores da Região Metropolitana do Recife – animará uma multidão pelas ruas do bairro de Paratibe, na Quarta-feira de Cinzas (1º.03). A concentração está marcada às 10h, na Avenida Lindolfo Collor, em frente à sede da agremiação.

Um efetivo de 600 homens ficará encarregado de manter a ordem e garantir tranquilidade ao longo do percurso do Bacalhau. O contingente conta com profissionais do 17º BPM, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito, Bombeiros Civis, além de seguranças privados.

Ao todo, nove trios elétricos animam a festa, que terá shows com artistas locais e da região. Maestro Spock é atração confirmada. Confira os demais artistas que animam o desfile do bloco:

Ed Carlos (grande homenageado) / Almir Aviles / Ana Alves / Ricardo Alegria / Carlinhos Caetés / Mil Milhas / Ynove / Cristiano Diniz / Neto e Diego / Bolsa de Madame.

ENCONTRO DE BLOCOS LÍRICOS

Um grande encontro de blocos líricos será realizado no segundo domingo de março, dia 12, no bairro do Janga. A programação faz parte dos atrativos da feira de artesanato e de comidas típicas Arte na Orla. As agremiações carnavalescas vão desfilar pela Avenida Beira-mar, na altura da Praça das Quatro Torres, agitando moradores, comerciantes e turistas. Oito blocos líricos farão parte da animação.