Políticas Sociais |

No Paulista, população vai à rua em combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com o intuito de conscientizar e sensibilizar o público sobre as consequências trazidas aos jovens vitimados pela exploração e abuso sexual, a população do Paulista tomou as ruas do centro, nesta terça-feira (21.02), na V Caminhada contra a Violação dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Esportes.

O pequeno Gabriel Henrique, 11 anos, estava animado e não parava de dançar. De acordo com a mãe dele, a cabeleireira Ivanilda Maria, 44 anos, ele ama participar da caminhada e se diverte muito. " Além de interagir com os outros amiguinhos, meu filho fica muito feliz quando participa desse momento. Melhor ainda é saber que a ação não é apenas diversão, mas serve para alertas as pessoas", completou.

Assistidos pelos, CRAS, CREAS e ONG´S (que possuem convênio com o município), as crianças e adolescentes participaram do evento fantasiadas com roupas e adereços de carnaval, ao som de muito frevo e maracatu. Durante o percurso foram distribuídos a população panfletos educativos alertando sobre o tema.

“A caminhada está sendo realizada nessa época do ano, porque é no carnaval que acontecem mais casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o país. Mas, precisamos ressaltar que essa questão precisa ser abordada sempre, e não apenas no dia 18 de maio, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Nosso combate a esse crime não pode parar”, disse o secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de oito anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.