Serviços Públicos |

Operação Canal Limpo chega ao bairro do Fragoso

Preparando a cidade para o inverno, a Prefeitura do Paulista deu início nesta terça-feira (07.02) a limpeza do Canal do Fragoso. O trabalho contou com o apoio de uma escavadeira hidráulica tipo PC, que foi usada para aprofundar o leito e remover a vegetação das margens, aumentando curso das águas. A ação, que faz parte da Operação Canal Limpo, vai beneficiar diversos bairros da cidade. O mutirão é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

O Canal do Fragoso é um dos maiores da cidade, com 850 metros de extensão. Ele recebe o volume de chuva de três bairros (Fragoso, Vila Torres Galvão e Maranguape I), além de parte do Nobre. O leito do canal, inclusive, chega a entrar na cidade vizinha de Olinda. “Por todos esses fatores, essa limpeza é encarrada como prioridade pela gestão Junior Matuto”, comentou o secretário de Serviços Públicos do município, Jaime Domingos.

No ano passado, um morador aterrou indevidamente o curso do canal, provocando uma série de inundações. Prejudicados, os moradores procuraram a prefeitura e formalizaram uma denúncia. O responsável pelo episódio foi localizado e multado em R$ 30 mil por cometer crime ambiental. O caso serviu de exemplo para a própria comunidade, que passou a cuidar mais do canal.

Ao longo das últimas semanas, equipes da prefeitura têm percorrido diversos bairros para preparar a cidade para o inverno. Os canais da Alameda, Uruba (Jaguarana) e Tururu (Rua 28) já foram beneficiados. Alguns ainda estão em andamento: Canal de Nossa Senhora de Fátima, em Maranguape I; Canal da PE-15 e Canal das Tintas, no Centro. A programação prevê a limpeza de 28 canais que cortam a cidade.