Finanças |

Secretaria de Finanças inicia Planejamento Estratégico 2017

Visando estabelecer uma reestruturação na Secretaria de Finanças do Paulista e assim aumentar a arrecadação e otimizar os gastos, teve inicio, no último sábado (04.02), o Planejamento Estratégico para definir metas de atuação para os próximos quatro anos. O planejamento da Secretaria de finanças está focado, segundo titular da pasta, Rafael Siqueira, na eficiência e nos resultados, com mapeamento de todos os fluxos internos dos processos, definindo, sobretudo, “onde quer chegar”, com as metas estabelecidas para o segundo mandato da gestão do prefeito Junior Matuto.

Rafael adiantou que “Tanto da parte da receita como da parte da gestão das despesas, está feito um mapeando, criando indicadores, engajando com toda a equipe. Esse é o primeiro passo desse seminário, onde a gente está apresentando a devolutiva de ações que já foram iniciadas desde o final do ano passado, que é a apresentação do diagnóstico de como funciona hoje a Secretaria”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Rafael Siqueira, o grande objetivo é incrementar a arrecadação. Mas ele destaca um longo e planejado caminho a se percorrer até atingir o alvo. “Para incrementar arrecadação eu tenho que me estruturar. Para reestruturar eu tenho que definir os processos de toda secretaria. E aí, depois de definir os processos, como é que vai ser o procedimento de cada atividade, cada responsabilidade, montar os indicadores, como a gente vai mensurar se o processo está indo bem ou se está indo mal, para aí, a gente conseguir gerar o incremento da arrecadação, e é esse o objetivo final", concluiu.

Presente no encontro, o prefeito Junior Matuto fez questão de destacar seu apoio as mudanças implantadas pela Secretaria de Finanças, seja no setor financeiro, como no tempo dedicado pelo pessoal, capital humano, capacitação, dentre outras. “Quero dizer da minha alegria e satisfação em poder falar da importância e do papel que a Secretaria de Finanças tem no total da engrenagem de nossa gestão, a qual posso dizer que é o pulmão e o coração para que funcionem todas as ações da gestão, visando o retorno de boas ações que beneficiem o consumidor final, que é o contribuinte”, finalizou Matuto.

O encontro aconteceu no Resort Amoaras, em Maria Farinha. No cronograma do evento, ainda serão realizados outros encontros, são eles: encontro para um desenho da estruturação dos planos setoriais, e por fim terá o fechamento, para daí entrar no ciclo de monitoramento das ações da secretaria no âmbito estratégico (mensal), tático (quinzenal) e operacional (semanal).