Saúde |

Combate à hanseníase é tema de roda de diálogo no Posto de Saúde Conceição I

No mês que se comemora mundialmente o combate à hanseníase, o tema vem sendo reforçado nas unidades de Saúde da Família do Paulista, e nesta quarta-feira (19.01), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma roda de diálogo envolvendo pacientes, ex-pacientes e parentes. O encontro aconteceu no posto de Saúde Conceição I, no bairro de Nossa Senhora da Conceição.

“A hanseníase é uma doença que quando não é descoberta logo no início, pode causar incapacidade, deformidade e insensibilidade nos nervos. E tem paciente que ficam com sequelas. Para que isso não aconteça, é importante que seja feito o autocuidado, e esse é um dos pontos que a gente trata em momentos como esse”, ressaltou a coordenadora de Combate à Hanseníase da Secretaria de Saúde do Paulista, Emmanuelle Alencar.

De acordo com a enfermeira chefe do Posto Conceição I, Carolina Benício, os encontros são realizados em vários períodos do ano, no entanto, em alusão à campanha “Janeiro Roxo”, o período é de uma maior atenção ao tema, e tudo é feito de forma bem descontraída e lúdica, com a presença da equipe do NASF.

“Para essa ocasião, contamos com uma psicóloga falando do autocuidado; uma fonoaudióloga, com o trabalho de auriculoterapia; e uma profissional voltada para a educação física”, explicou a enfermeira chefe. Ainda de acordo com ela, no dia 1º de fevereiro, um novo encontro será realizado, quando será feito o diagnóstico, e a expectativa é de que haja um número maior de pessoas.