Saúde |

Bairro de Maranguape II recebe atividades em alusão ao Novembro Azul

A Prefeitura do Paulista promoveu nesta quinta-feira (10.11), uma série de atividades em alusão à campanha Novembro Azul. Desta vez, a Unidade de Saúde da Família (USF) Maranguape II A foi a escolhida para contar com as iniciativas em prol da saúde e do bem-estar do público masculino.

Os homens que compareceram ao local puderam participar de palestras e atividades em grupo, que tiveram como tema central a prevenção ao câncer de próstata e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Também foram oferecidos serviços como aferição de pressão e exames de glicose, além de um trabalho de terapia auricular, desenvolvido por uma técnica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Edvaldo Correia, 64 anos, sabe a importância da prevenção ao câncer de próstata e faz seus exames periodicamente. “O homem tem o preconceito de vir fazer os exames, e a gente sabe que eles são muito importantes para a prevenção, porque o câncer sendo diagnosticado precocemente pode ser curado”, disse.

“O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens, pelo fato de ser diagnosticado tardiamente. Infelizmente, eles não têm a preocupação de vir à unidade de saúde e fazer exames periódicos, como as mulheres têm. Esse trabalho de conscientização é fundamental na prevenção contra essa e outras doenças”, explicou a   médica clínica do posto de saúde, Elizabeth Gonçalves.

A ação foi coordenada pela equipe da Unidade de Saúde da Família Maranguape II A, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

CRONOGRAMA DO NOVEMBRO AZUL PAULISTA

Unidades de Saúde da Família – Atenção Básica