IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Turismo |

Bairro de Maria Farinha possui igreja do século XIX

A Igreja de São João da Barra Mansa fica localizada na Av. Nivaldo de Cristo Lobo (antiga Rua Afonso Pena), s/n, no bairro de Maria Farinha, em Paulista. O templo religioso foi construído por nativos em frente ao canal de Santa Cruz/Rio Timbó, no ano de 1888 – século XIX.

 

O prédio tem fachada simples, sendo composta por uma única porta. Não tem torre sineira, porém, há um sino no seu frontão, o interior é simples. Com o aumento da população do bairro de Maria Farinha, e por ser uma área de veraneio, a igreja já não acomodava todos os fieis nos dias de missa, o que levou a capela a passar por uma obra de ampliação em 1990. 

 

A dona de casa Benedita da Silva Lobo, 77 anos, cuidou da igreja durante 50 anos. Ela relata que a obra de ampliação deixou o templo bem diferente, e na época o projeto era demolir completamente a edificação. Porém a proposta dividiu opiniões entre os fieis que chegaram a um consenso de demolir só a parte dos fundos da igreja e manter a dianteira. Quando os trabalhadores retiravam o reboco da parede, descobriram as pedras de calcário e decidiram deixá-las aparente. Nessa mesma parede ficam os ossuários das famílias mais antigas da região, um deles pertence a um dos idealizadores da construção da igreja, o senhor João Felix de Albuquerque.

 

Uma das principais celebrações de cunho religioso da região é a festa do padroeiro São João Batista, onde são celebradas missas, batizados e procissão tudo buscando homenagear o santo e celebrar a união da comunidade. A peça mais antiga do templo religioso é a imagem de são João Batista. 

 

A igreja promove missas:

 

Nos sábados às 19h;

E o terço dos homens nas segundas, às 19h30.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441