IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Educação |

Mantendo o foco e memorizando bem os assuntos dos concursos

 

Se tem algo que tira o sono de muita gente na hora de estudar para concursos, é o problema com a memorização dos assuntos. Para se dar bem nas provas, horas e horas diárias são gastas na frente dos livros e chega a ser desesperador ter de decorar tanta coisa em tão pouco tempo. É preciso bastante foco e disciplina para avançar nos estudos. Além disso, as técnicas mnemônicas também são bastante consultadas internet afora para uma boa assimilação do conteúdo.

 

Dentre as dicas em relação ao assunto, várias técnicas são encontradas, e algumas são bem recomendadas como: dormir bem, seja algo em torno de 8 horas, pois um bom descanso ajuda a evitar o desgaste físico e emocional. Há pessoas que não recomendam estudar marcando textos, como de costume para muita gente, o que pode não ajudar na hora de memorizar após uma série de itens marcados ao longo do material.

 

Fazer resumos sobre os assuntos é muito recomendado por concurseiros experientes, que asseguram que o assunto entra mais fácil na cabeça. Além disso, resolver questões de provas anteriores e simulados é uma boa para ajudar a memorizar o conteúdo. Também ajuda muito se o candidato reservar um tempo para assistir vídeos e até filmes sobre o assunto em questão, visto que, os recursos de áudio e vídeo se tornam mais um incremento para ajudar a lembrar.

 

COMO FAZER UM BOM RESUMO

 

É preciso uma estratégia para auxiliar quem tem problemas de memória, visando organizar as informações de forma melhor. Para isso, a técnica é a de criar um resumo eficiente, com anotações intuitivas que despertam as atividades dos dois lados do cérebro.

 

É importante anotar quais são as informações principais de cada capítulo, criando uma representação visual (desenho) expressando a informação tirada desse trecho. Outra forma de otimizar, é usar palavras chaves, assim como em um mapa mental. Essa palavras determinam o conteúdo da informação principal, como uma árvore cheia de galhos, que são os tópicos. Isso cria uma relação entre imagem e texto.

 

Outra dica para aumentar a capacidade de memorização, é facilitar a lembrança através de uma repetição condicionada. Para isso, pegar as folhas e colocar em um lugar onde possa serem vistas todos os dias, para serem gravadas na memória por meio da repetição. É interessante usar cores, palavras grandes e imagens, pois isso vai ajudar a criar uma associação entre os dois hemisférios do cérebro, facilitando a assimilação do conteúdo.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441