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Mobilidade/Trânsito |

Quais os cuidados para realizar a compra de um carro usado

 

Pensando em comprar um carro, mas não tem condições de adquirir um zero quilômetro? Um usado é uma boa opção, e muitas vezes é a chance de ter seu primeiro veículo para muitas pessoas. No entanto, é preciso ter muito critério na hora escolha, para não ter dor de cabeça no futuro. Para isso, é mais do q    ue recomendado a presença de um especialista para avaliar a situação do carro antes de fechar a compra.

 

Do lado de fora, é imprescindível que o veículo esteja em bom estado. A pintura, caso contenha bolhas, podem indicar a presença de ferrugem. Olhando de lado, se houver ondulações na lataria, pode ser sinal de que o carro já foi batido. Os pneus, se desgastados irregularmente, podem indicar problemas na suspensão, alinhamento e balanceamento.

 

Ainda verificando na parte externa, o ideal é que suspenda o carro em um elevador hidráulico para ver se não há empenos no monobloco ou furos no salão. Ainda na parte de baixo, manchas de óleo podem indicar vazamentos no motor, no câmbio e diferencial.

 

No motor, um mecânico de confiança é a pessoa adequada para verificar o estado do veículo para orientar o comprador. Ele é quem vai avaliar se existem vazamentos de óleo, estado dos pneus, ouvir barulhos do motor, podendo identificar a existência ou não de problemas.

 

Uma recomendação para esses profissionais, é que enfatizem o estado atual do motor, já que pode acontecer de o vendedor maquiar algum problema com troca de algumas peças para esconder um problema maior. A exemplo disso, um vendedor mal intencionado pode mandar abrir cabeçote, trocar uns anéis, dentre outros itens, disfarçando o defeito do carro. Com isso, no momento da avaliação o carro pode não apresentar queima de óleo, nem rajar. Mas em poucos meses ele pode precisar fazer o motor e ter dor de cabeça com o gasto na retífica.

 

Além disso, é preciso estar ciente em relação às revisões feitas no carro, quando e o que foi feito desde a estaca zero. Uma dica é cobrar pela avaliação das pastilhas de freio, para saber se o freio está em condições, bem como verificar se as velas foram trocadas, correias, dentre outros. Com isso, o cliente vai conhecer o que foi feito desde o momento em que comprou o carro. E fazer a manutenção preventiva do automóvel.

 

Para o test drive, começar observando o interior do carro. Se tiver airbag e freio ABS, deve aparecer no painel a luz, apagando em segundos. Observar o estado do cinto de segurança, do volante, tecido dos bancos, carpete, borracha dos pedais, e do teto (se estiverem muito gastos, desconfiar se a quilometragem for baixa)

 

Dirigindo o veículo, o ideal é passar todas as marchas para ver se não estão arranhando, observar se não há ruídos fora do normal, experimentar o freio, e se o carro não está puxando para os lados. Se tiver ABS, pisar forte para ver se o sistema é acionado.

 

Ainda antes de fechar a compra, cobrar o manual do proprietário, chave reserva, o macaco hidráulico, chave de rodas, o triângulo, e ver se o extintor de incêndio está na validade. No Detran, verificar se está tudo em dia, e se há alguma ação que envolva o veículo. Estando tudo certo e observados todos os critérios, pode ficar tranquilo, negociar a compra, e aproveitar seu carango sem medo.

 

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