IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Entenda por que é importante reaproveitar os alimentos

Aproveitar as frutas e vegetais ao máximo é cada vez mais importante em um mundo onde 1,3 bilhão de tonelada de alimentos é desperdiçado anualmente de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. O Brasil é considerado o quarto maior produtor de alimentos do mundo, e está, ao mesmo tempo, entre os dez países que mais desperdiçam.

O desperdício já começa nos primeiros estágios da cadeia produtiva durante as técnicas de cultivo, colheita, infraestrutura de transporte, armazenamento e distribuição. Aliado a estes fatores, a falta de conhecimento e conscientização da população sobre as propriedades nutricionais e desperdício dos alimentos contribuem para o quadro.

 O que muita gente não sabe é que as cascas, talos, sementes e folhas dos vegetais que costumam ser desprezados servem como excelente fonte de nutrientes. As partes não convencionais dos alimentos, que, na maioria das vezes, são consideradas “restos” e descartadas na hora do consumo, possuem grande quantidade de proteína, vitaminas e sais minerais que trazem benefícios para a saúde.

Há muitas maneiras de se reaproveitar e evitar o desperdício. Confira quais as partes de alimentos que você deve parar de jogar no lixo e passar a colocar na panela:

Todos os talos (menos o de mandioca porque é tóxico) podem ser aproveitados picados ou triturados em massas de bolo, pães, panquecas, e ainda em ensopados, omeletes, farofas, saladas, arroz, patês entre outras coisas.

A entrecasca (que fica entre a polpa e a casca) da melancia, do melão e do maracujá pode ser preparada em forma de compota.

Folhas de cenoura e beterraba cruas caem bem na salada. E as de batata-doce, couve-flor, abóbora, mostarda e rabanete refogados.

Cascas de laranja, tangerina e maracujá viram deliciosas geleias. As de maçã e mamão incrementam vitaminas de frutas. Anote aí: a casca da laranja tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa, enquanto as da maçã e da mexerica têm o dobro de vitamina C em relação à polpa.

Bata no liquidificador cascas de abacaxi e goiaba coe e faça um suco, que pode ainda ser os itens líquidos de receitas de bolos. Detalhe: a casca do abacaxi tem 38% mais vitamina C do que a polpa.

Sementes torradas e moídas se tornam farinhas no preparo de bolos, pães e biscoitos.

 

 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441