IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Cotonetes, usar ou não?

O uso das hastes flexíveis faz parte da nossa cultura. Sempre que percebemos o cerume no ouvido ou sentimos aquela coceirinha, recoremos ao famoso cotonete. Mais na opinião dos especialistas na saúde dos nossos ouvidos seu uso deve ser cauteloso. Limpar a parte interna do ouvido com esse objeto que na verdade não limpa, ele empurra a cera para entro do canal auditivo, deixando a sujeira mais próxima do tímpano. O que pode causar lesões, perfurá-lo e até provocar a perda auditiva.

 

Como cuidar dos ouvidos? Ele tem seu próprio sistema para expelir o excesso de cera produzido. Ela forma uma camada de gordura que protege a pele do ouvido e previne a entrada de bactérias, fungos, vírus e corpos estranhos. Algumas pessoas produzem uma quantidade de cera maior o que pode causar certo incômodo, nestes casos o ideal é procurar o otorrinolaringologista, que fará a remoção da dela com instrumentos apropriados sem causar danos ao ouvido.

 

A forma correta de higienização é usar água corrente e sabão neutro durante o banho, e depois enxugar bem o ouvido com uma toalha, sem introduzir nada nos canais auditivos. O ideal é limpar só até onde o dedo alcança. 

 

E sim, o cotonete pode continuar a ser útil para outros fins, como: retocar maquiagem, limpar cantos de unha, ajudar em pequenos curativos. Só não pode mesmo introduzir no canal auditivo.

 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441