IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

A importância da doação regular de sangue

 

Doar sangue é um ato de solidariedade ao próximo. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. O sangue transporta substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele. Por este motivo a doação é tão importante.

 

A doação de sangue é um procedimento totalmente seguro. Todo material utilizado – agulhas, bolsa de coleta é descartável e estéril. Para ser um doador, a pessoa deve pesar no mínimo 50 kg, ter entre 18 e 65 anos de idade e estar devidamente descansado e alimentado. E deve apresentar documento oficial com foto emitido pelo órgão oficial.

 

O voluntário passa por duas etapas antes que o sangue seja retirado. A primeira consiste no cadastro de dados pessoais, em seguida é feita uma triagem clínica que inclui um questionário sobre a saúde da pessoa. 

 

Para realizar a doação em Pernambuco, as pessoas podem se dirigir ao Hemope, que fica na Rua Joaquim Nabuco, n° 171, na bairro das Graças. De segunda a sábado, das 07h15 às 18h30. Para mais informações pelo 0800 – 081 1535.

 

Conheça os tipos de sangue e saiba quem é o doador universal:

Todas as pessoas têm seu sangue dividido entre os antígenos A, B O e AB. Cada um deles apresenta ainda outra característica, o Rh, que pode ser positivo ou negativo, representado pelos sinais matemáticos. Os tipos sanguíneos existentes são:

- A+

-A-

- B+

-B-

-O+

-O-

-AB+

-AB-

O doador universal é a pessoa que pode doar sangue para qualquer tipo sanguíneo. O tipo sanguíneo considerado doador universal é o O-, que é compatível com todos os outros antígenos. Assim como há um doador universal, existe um tipo sanguíneo que é receptor universal. O tipo AB+ pode receber sangue de qualquer um dos outros tipos, pois é compatível às características dos demais.

 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441