Cultura |

Conheça a origem das expressões populares mais faladas no nosso dia a dia

Elas estão na boca de todos e presentes no nosso dia-a-dia. Estamos falando das expressões e provérbios populares que fazem parte da nossa e de outras culturas mundiais. Se você acha que termos corriqueiros como "pagar o pato" e "puxar o saco" são coisas da atualidade, está muito enganado. A maioria desses dizeres tem pelo menos um século de idade. Vários deles surgiram na época do Brasil colonial e Idade Média.

Quando se trata da linguagem informal, percebemos que certas expressões já se incorporaram ao vocabulário dos falantes, parece tudo tão automático, que muitas vezes falamos sem ao menos entendermos o verdadeiro significado delas. Muitas dessas expressões permanecem imutáveis ao longo de anos representando um forte papel cultural para o idioma, podendo ser fundamentadas na cultura do próprio país, ou ainda ter influência estrangeira, mitológica, religiosa, histórica, entre outras.

Agora, sem mais blá-blá-blá e sem trocar as bolas, saiba de onde vêm as coisas que você fala diariamente:

·         PAGAR O PATO

SIGNIFICA - Sofrer consequências de algo, ser enganado

Num conto do italiano Giovanni Bracciolini (1380-1459), um camponês vende um pato a uma mulher em troca de sexo. O rapaz, insaciável, quer mais, mas ela se nega. Aí chega seu marido, perguntando qual o motivo da discussão. Para escapar, o camponês diz que faltam dois vinténs para completar o pagamento. Preocupado com o jantar, o corno literalmente paga o pato.

·         FAZER UMA VAQUINHA

SIGNIFICA - Unir-se para arrecadar dinheiro

Na década de 20, a torcida do time carioca Vasco da Gama bolou um novo jeito de incentivar os jogadores: caso o time vencesse, os atletas levavam 10 mil réis ou "um coelho" (animal correspondente no jogo do bicho), coletados entre os torcedores. No caso de vitória importante, o prêmio era 25 mil, uma "vaca".

·         TIRAR O CAVALO DA CHUVA

SIGNIFICA - Ordem para desistir de fazer algo

Vem dos tempos em que o cavalo era o principal meio de transporte. Se não tivesse a intenção de demorar, o visitante deixava o animal desprotegido na frente da casa. Porém, às vezes, o anfitrião o convidava para ficar mais, falando para o amigo abrigar melhor o bicho com a frase "Pode tirar o cavalo da chuva". Ou seja: "Desista dessa ideia de ir embora".

·         SEGURAR VELA

SIGNIFICA - Acompanhar sozinho um casal

Na Idade Média, existiam empregados cuja função era segurar uma vela para que os trabalhadores mais experientes pudessem fazer suas atividades em ambientes escuros. Há quem diga que isso se aplicava até na hora do sexo dos patrões, quando o empregado era obrigado a ficar de costas para não ver o que estava acontecendo.

·         TROCAR AS BOLAS

SIGNIFICA - Confundir-se

Vem do bilhar: se refere a quando um jogador bate com o taco em uma bola que não deveria, prejudicando assim seu desempenho no jogo.

·         PUXA-SACO

SIGNIFICA - Bajulador

Vem do meio militar. Foi criada como um apelido aos oficiais que, durante as viagens, carregavam os sacos de roupa de seus superiores. No decorrer dos anos, o termo saiu da caserna e passou a indicar também um indivíduo que faz de tudo para agradar alguém em quem tenha algum tipo de interesse.

·         SANTO DO PAU OCO

SIGNIFICA - Pessoa falsa

No Brasil dos séculos 18 e 19, para enganar a Coroa Portuguesa, sedenta por impostos, contrabandeavam-se riquezas dentro de imagens sacras de madeira. Para isso, era preciso tirar o material interno das estátuas, que ficavam ocas.

·         PÃO-DURO

SIGNIFICA - Sovina

Vem de uma peça teatral de Amaral Gurgel, baseada em um mendigo que supostamente viveu no Rio de Janeiro no início do século 20. Ele sempre abordava as pessoas pedindo qualquer coisa, nem que fosse "um pedaço de pão duro". Até aí, nada demais. Só que, quando ele morreu, descobriu-se que o homem acumulava um respeitável patrimônio, com contas em bancos e até imóveis.