Administração |

Conheça mais sobre o mercado de franquias no Brasil

O mercado de franquias vem crescendo muito nas últimas décadas e iniciou o ano de 2016 com crescimento entre 9% e 10% em relação ao ano anterior. Mesmo em momentos em que os desafios econômicos e políticos têm um impacto importante no PIB brasileiro, ainda assim o Franchising continua sendo um dos setores que mais cresce no país. É evidente que, em momentos menos turbulentos, este segmento poderá crescer ainda mais.

Para o ano de 2016, a expectativa é de um crescimento muito acima do esperado para a economia do Brasil, o que mostra a importância do Franchising e revela que há boas oportunidades nesse mercado para quem pensa em abrir seu próprio negócio. Mas embora o mercado de franquias seja promissor, nem todas as marcas apresentam tantos resultados positivos. O crescimento acontece apenas para aquelas empresas que de fato se empenham em aprimorar suas redes, oferecendo treinamentos aos seus franqueados, diminuindo seus custos, lançando novos produtos e melhorando muito a experiência de consumo no ponto de venda.

Outros movimentos que já iniciaram em anos anteriores no mercado de franquias devem se fortalecer agora neste ano. Bons exemplos são os food trucks, formatos de lojas móveis e novos formatos de venda. Também há sinal verde para as boas negociações em pontos comerciais, sejam em centros de comércio, shopping centers ou até mesmo em pontos de rua. Tanto na negociação de luvas, quanto de aluguéis. Como nos últimos anos foram lançados centenas de empreendimentos no mercado, os preços estão mais adequados ao potencial de faturamento, pois já há mais equilíbrio entre a oferta e procura.

Por isso, uma importante dica para ter sucesso nesse ramo é a seguinte: é preciso estar atento aos detalhes e ao dia a dia da sua operação, maximizando os resultados e estando muito próximo do seu cliente final, independentemente do mercado em que vai atuar.