Meio Ambiente |

Saiba como fazer uma horta suspensa com material reciclável

Os moradores do Conjunto Dom Hélder Câmara, no bairro do Janga, descobriram nesta quarta-feira (22.06) como se faz uma horta suspensa com garrafa PET. As orientações foram repassadas por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Para montar, além do material reciclável, é necessário ter arame galvanizado, adubo e a semente de algum tipo de hortaliça. O processo é bem simples.

Com uma faca, corte o centro da garrafa, permitindo que o espaço aberto seja suficiente para receber o adubo e as sementes. Com ela deitada, fure as extremidades para dar acesso ao arame. Deixe um espaço entre as garrafas e unas as pontas do arame, permitindo que ele possa ser pendurado em algum local. Assim, a estrutura estará pronta.

Depois de colocar o adubo e as sementes no interior da garrafa, pendure a horta, deixando ela exposta ao sol, pelo menos, quatro horas por dia. Não se esqueça de aguar. Desta forma, o vegetal vai crescer de forma saudável. Vale lembrar que ele leva, em média, de 30 a 45 dias para poder ser colhido.

“A preferência deve ser para as espécies de ciclo rápido, como o cebolinho, agrião, alface, salsa, entre outros. Essas espécies não exigem o replantio, uma vez que apenas a folha pode ser retirada para consumo”, explicou o diretor de Unidades de Conservação e Biodiversidade, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Paulista.

As técnicas ensinadas aos moradores vão permitir que eles possam consumir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e sem gastar muito dinheiro, além de contribuir para o meio ambiente, já que trabalha dentro do aspecto do reaproveitando material reciclável, como garrafa PET, por exemplo.

Esse trabalho de orientação de como se pode fazer uma horta suspensa também já aconteceu em algumas escolas da rede municipal de ensino.