Habitação |

Projeto “Eu Vivo a Minha Morada” encerra ciclo de atividades no Conjunto Luiz Bonaparte II

Um evento realizado na noite desta quarta-feira (30.03) marcou a conclusão do projeto “Eu Vivo Minha Morada”, no Conjunto Residencial Luiz Bonaparte II, no bairro do Fragoso. Na ocasião, os moradores tiveram a oportunidade de conferir os resultados da ação, que teve por objetivo estreitar a relação entre os vizinhos, descobrindo interesses comuns, potencialidades, talentos artísticos e trazendo um olhar do próprio condômino sobre a sua moradia e a comunidade. A iniciativa ocorreu na área externa do local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação – responsável pelo “Eu Vivo Minha Morada” – os 400 apartamentos do condomínio foram visitados durante a realização do projeto. Ao todo, 220 pessoas contribuíram com a iniciativa. O público feminino predominou, sendo 75% do total, enquanto os homens representaram ou outros 25%.

Este contingente disse, durante a etapa das entrevistas, que gosta de morar no habitacional. O percentual de satisfação alcançou o patamar de 77%, contra 10% de moradores que não queriam residir no local e 13% de entrevistados que não responderam sobre a questão.

Separando, apenas, uma parcela de 180 entrevistados, pelo menos 96 participam de alguma atividade esportiva, cultural ou artística. Os demais 84 moradores não praticam nada. O jovem Eric Santos, 18 anos, faz parte do primeiro grupo. “Aprendia a tocar violão há dois anos e estou completamente apaixonado pelo instrumento. Quero trabalhar como músico futuramente. Graças ao projeto da prefeitura fiquei conhecido aqui na vizinhança e hoje já tem gente até me convidando para tocar”, revelou.

Os números contabilizados pela prefeitura mostram ainda que dos 220 participantes dos questionários, 85% deles possuem amigos no habitacional, enquanto apenas 15% não mantém nenhum tipo de relação com os vizinhos. O secretário de Habitação do Paulista, Alcides Leitão, também conhecido por Jesus, explicou que diante desse levantamento de dados realizado pelo projeto, a expectativa é de os próprios moradores possam interagir cada vez mais, tornando a conivência mais feliz e harmoniosa. O gestor explicou que ideia é de que o “Eu Vivo Minha Morada” percorra outras comunidades do município, sempre trabalhando o conceito da habitabilidade.

Além de conferir o balanço do projeto, o público pode conferir a exibição de um vídeo produzido pelos próprios condôminos sobre a sensação de morar no Bonaparte. Ainda teve campeonato de futebol, apresentação de talentos e oficina de pintura. A criançada teve um espaço exclusivo, com brinquedos (pula-pula e cama elástica), pipoca e algodão doce.