Infraestrutura |

Em mais uma parceria, Junior Matuto e Paulo Câmara dão início à duplicação da Ponte do Janga e PE-01

Ir e voltar em horários de pico pela rodovia PE-01, mais conhecida como Avenida Cláudio José Gueiros Leite, vão deixar de ser um tormento para os moradores do Paulista. A duplicação da ponte do Janga e da rodovia, antigo apelo da população da região litorânea da cidade, já foi iniciada nesta sexta-feira (22.01). Nesta manhã, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), no bairro do Janga, o prefeito Junior Matuto e o governador do Estado, Paulo Câmara, assinaram a ordem de serviço para a execução da obra, que terá investimento de R$ 16 milhões. A intervenção garantirá melhor mobilidade na área, beneficiando diretamente cerca de 120 mil pessoas.

As obras serão executadas durante um período de oito meses. O serviço, que faz parte de um convênio com a Secretaria Estadual das Cidades, compreende a construção de uma nova ponte; a restauração da ponte existente; o alargamento das faixas de rolamento (duplicação) ao longo de 4,5 km da rodovia; a restauração da malha viária, além da instalação de uma sinalização horizontal e o remanejamento de rede elétrica.

O primeiro passo envolve a preparação do terreno para a duplicação da ponte, com máquinas já trabalhando no entorno do elevado. Depois, o alargamento das faixas de rolamento pelo acostamento, que hoje é uma faixa de areia. A ideia é de que os veículos usem a pista principal, enquanto a obra segue pelas laterais. No segundo momento, o fluxo será transferido para as novas faixas de rolamento, invertendo a dinâmica.

Para se tornar viável – tendo em vista a atual conjuntura de recessão econômica – e resolver 90% dos engarrafamentos, uma equipe da Prefeitura do Paulista realizou um estudo técnico que fracionou o projeto original, que contemplava todos os 14 km da extensão da via. Nesta primeira etapa, as obras beneficiarão um trecho compreendido entre a ponte do Janga até a entrada do Conjunto Beira Mar, onde ocorrem as maiores retenções.

Ciente dos ganhos que a intervenção vai proporcionar ao município e ao Litoral Norte, o prefeito Junior Matuto ressaltou a importância da união com o Governo do Estado na execução de mais uma grande obra na cidade. “Essa é mais uma parceria exitosa que celebramos com o governador Paulo Câmara em prol do povo de Paulista. Temos certeza de que essa obra será um marco histórico na vida da nossa gente porque vai solucionar o problema da mobilidade e permitir o desenvolvimento do comércio e do turismo nessa região”, evidenciou o prefeito.

A previsão da gestão municipal é de que a obra contemple os moradores de pelos menos cinco bairros ligados à rodovia, como Engenho Maranguape, Maria Farinha, Pau Amarelo, Loteamento Conceição, além do Janga – bairro mais populoso da cidade. A PE-01 e a Ponte do Janga foram construídas em 1974, quando a população do Paulista era de 70 mil habitantes. Hoje com mais de 300 mil pessoas, o município aguardava pela obra, que foi elencada como meta prioritária pela gestão municipal.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, disse que o projeto apresentado por Paulista dialoga com outras iniciativas para o futuro, que vão permitir um trânsito ainda melhor para a RMR. “Essa primeira etapa é a mais urgente, que necessita de requalificação e duplicação. É um projeto que dialoga com outras iniciativas voltadas à mobilidade, e tão logo a situação financeira do Estado melhore vamos fazer. Queremos deixar a Região Metropolitana com condições de trafegabilidade para todos”, cravou.

Cerca de 50 mil veículos trafegam pela PE-01, sendo que nos finais de semana e feriados o fluxo fica ainda maior, chegando aos 70 mil, por causa do acesso às praias da cidade.

A solenidade desta sexta-feira contou com a presença de diversas autoridades políticas do Estado e do município. Parlamentares como os deputados federais Luciana Santos e Augusto Coutinho, além dos estaduais Ricardo Costa, Professor Lupércio e Aluísio Lessa prestigiaram o evento organizado pelo chefe do Executivo municipal. Isso sem falar da participação dos secretários de governo e de 14 vereadores da cidade.