Administração |

Definido cronograma de implantação do Portal da Transparência do Paulista

O cronograma de implantação do Portal da Transparência do Paulista foi definido em encontro que ocorreu na manhã desta quarta-feira (28.10), na sede da prefeitura, no Centro da Cidade. Gestores do Paulista se reuniram com representantes da Prefeitura do Recife para finalizar os detalhes que vai disponibilizar à população dados importantes sobre a gestão municipal, como receitas, despesas, convênios, licitações, entre outros.  A expectativa é de que o Portal da Transparência do Paulista esteja em funcionamento no prazo de 90 dias.

Ao longo deste período, os gestores do município vão montar um grupo para tocar os trabalhos de implantação do portal. Os órgãos afins terão diferentes papeis no processo de administração da ferramenta, seja na alimentação de dados, elaboração de respostas aos pedidos de informação, entre outras funções. O portal da capital pernambucana respeita todas as exigências da Lei de Acesso à Informação (LAI). Ele, inclusive, chegou a ser premiado, em 2014, como o melhor de todas as capitais brasileiras e o segundo mais bem conceituado do País.

A instalação do software em Paulista ficará a cargo da Empresa Municipal de Informática do Recife (EMPREL). Técnicos do órgão irão capacitar os administradores da cidade e oferecer suporte sempre que necessário. A iniciativa é fruto de um convênio celebrado entre os prefeitos Junior Matuto e Geraldo Julio. Com esse acordo, Paulista se tornou a primeira cidade pernambucana a selar uma parceria desta natureza com o Recife.

A secretária da Controladoria Geral do Paulista, Socorro Silva, destacou a importância do encontro para a implantação da ferramenta. “Estamos iniciando mais uma etapa importante dentro desse processo de instalação do Portal da Transparência, que exige integração entre as secretarias de governo e a colaboração de todos. Assim, teremos condições de colocar a ferramenta pra funcionar, respeitando a Lei de Acesso à Informação (LAI) e compartilhando com a sociedade dados tão importantes”, frisou.

O presidente da EMPREL, Eugênio Antunes, acredita que após a celebração de convênio a Prefeitura do Paulista se tornará referência em Pernambuco. “Estamos sendo privilegiados por tornar essa relação tão próxima dos prefeitos Junior Matuto e Geraldo Julio em resultado prático com a implantação do Portal da Transparência. Acreditamos que a parceria com Paulista provoque outras prefeituras a buscarem o que há de melhor nessa área. Isso mostra que Paulista está buscando a excelência e vai entrar no hall das melhores do Estado”, apontou.

Participaram do encontro nesta quarta-feira, gestores da Prefeitura do Paulista, por meio da Controladoria Geral, Secretaria de Planejamento e Gestão, Licitação e Tecnologia da Informação (TI), e do Recife, composto por funcionários da EMPREL e Controladoria Geral.

META DE GOVERNO – A preocupação de tornar público informações sobre a gestão municipal é uma das principais metas do governo Junior Matuto. Indicação disto é que desde 2014, a Controladoria Geral do Município vem buscando alternativas para adequar a prefeitura à Lei de Acesso à Informação. Além de encontros com gestores do Tribunal de Contas de Pernambuco e Controladoria Geral do Estado, os servidores do Paulista já participaram até de audiência com os funcionários da Controladoria Geral da União para tratar do tema.